Seguidores e Amigos da Umbanda

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Hoje é Dia de São Francisco de Assis - Dia 4 de Outubro



No dia4 de outubro celebramos São Francisco de Assis, que nasceu na cidade de Assis,na Itália, em 1181 (ou 1182). Filho de um rico comerciante de tecidos,Francisco tirou todos os proveitos de sua condição social vivendo entre osamigos boêmios.

Tentou,como o pai, seguir a carreira de comerciante, mas a tentativa foi em vão.

Sonhouentão, com as honras militares. Aos vinte anos alistou-se no exército deGualtieri de Brienne que combatia pelo papa, mas em Spoleto teve um sonhorevelador: Foi convidado a trabalhar para "o Patrão e não para oservo".

Suasrevelações não parariam por aí. Em Assis, o santo dedicou-se ao serviço dedoentes e pobres. Um dia do outono de 1205, enquanto rezava na igrejinha de SãoDamião, ouviu a imagem de Cristo lhe dizer: "Francisco, restaura minhacasa decadente".

Ochamado, ainda pouco claro para São Francisco, foi tomado no sentido literal eo santo vendeu as mercadorias da loja do pai para restaurar a igrejinha. Comoresultado, o pai de São Francisco, indignado com o ocorrido, deserdou-o.

Com arenúncia definitiva aos bens materiais paternos, São Francisco deu início à suavida religiosa, "unindo-se à Irmã Pobreza".

AOrdem dos Frades Menores teve início com a autorização do papa Inocêncio III eFrancisco e onze companheiros tornaram-se pregadores itinerantes, levandoCristo ao povo com simplicidade e humildade.

Otrabalho foi tão bem realizado que, por toda Itália, os irmãos chamavam o povoà fé e à penitência. A sede da Ordem, localizada na capela de Porciúncula deSanta Maria dos Anjos, próxima a Assis, estava superlotada de candidatos aosacerdócio. Para suprir a necessidade do espaço, foi aberto outro convento emBolonha.

Umfato interessante entre os pregadores itinerantes foi que poucos, dentre eles,tomaram as ordens sacras. São Francisco de Assis, por exemplo, nunca foisacerdote.

Em1212, São Francisco fundou com sua fiel amiga Santa Clara, a Ordem das DamasPobres ou Clarissas. Já em 1217, o movimento franciscano começou a sedesenvolver como uma ordem religiosa. E como já havia ocorrido anteriormente, onúmero de membros era tão grande que foi necessária a criação de províncias quese encaminharam por toda a Itália e para fora dela, chegando inclusive àInglaterra.

Suadevoção a Deus não se resumiria em sacrifícios, mas também em dores e chagas.Enquanto pregava no Monte Alverne, nos Apeninos, em 1224, apareceram-lhe nocorpo as cinco chagas de Cristo, no fenômeno denominado"estigmatização".

Osestigmas não só lhe apareceram no corpo, como foram sua grande fonte defraqueza física e, dois anos após o fenômeno, São Francisco de Assis foichamado ao Reino dos Céus.

Autordo Cântico do Irmão Sol, considerado um poeta e amante da natureza, SãoFrancisco foi canonizado dois anos após sua morte.

Em1939, o papa Pio XII tributou um reconhecimento oficial ao "maisitaliano dos santos e mais santo dos italianos", proclamando-opadroeiro da Itália.

         Fonte: http://www.angelfire.com/


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda