Comemora-se no dia 30 de Setembro o dia do Orixá Xangô, sincretizado porSão Jerônimo. Ele foi doutor da igreja, nasceu na Dalmacia (Iugoslávia) no anode 342.
Jerônimo, que significa "que tem um nome sagrado", consagroutoda a vida ao estudo das sagradas escrituras. Passava dias lendo váriosautores. Por volta dos 40 anos foi ordenado sacerdote. É de São Jerônimo, afamosa tradução latina da Bíblia, chamada "Vulgata" (ou traduçãofeita para o povo ou vulgo) e que foi a Bíblia oficial para a Igreja Católicadurante 15 séculos. Foi viver na Terra Santa, numa gruta, onde permaneceu comomonge penitente e estudioso, continuando as traduções bíblicas, até falecer em420, em 30 de setembro, com aproximadamente 80 anos de idade.
XANGÔ não é São Jerônimo, mas historicamente ocorreu o sincretismo, a aproximaçãodas "identidades" e por tal fato comemoramos o dia de Xangô no mesmodia de São Jerônimo. XANGÔ é o senhor da justiça, seu poder se manifesta napedreira. E aqui um ponto de contato com a "versão" do santocatólico, que também se retirou para uma vida de estudo numa gruta que, emimagens, se assemelha a uma pedreira.
Seu símbolo é o machado de duas faces, significando que o machado tantoprotege seus filhos das injustiças como os punem quando as cometem e utilizaestrela de 6 pontos que representa o poder equilibrador do universo.
XANGÔ é o orixá da justiça divina, com a balança de nossos atos na suamão esquerda e seu machado na mão direita pronto para julgar e executar comobem diz a sua lei: "Quem deve paga, quem merece recebe", XANGÔ étambém o irxá das pedreiras, o senhor daquilo que é imbatível, rígido que nãodobra com facilidade.
Em seu arquétipo, XANGÔ é a razão, a sensibilidade do julgamento, acerteza da justiça. Vibremos com o nosso Pai Xangô neste dia!
Fonte: http://soufelizporserumbandista.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário