Seguidores e Amigos da Umbanda

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Hoje é Dia de Xangô - Dia 30 de Setembro - Dia de São Jerônimo



Comemora-se no dia 30 de Setembro o dia do Orixá Xangô, sincretizado porSão Jerônimo. Ele foi doutor da igreja, nasceu na Dalmacia (Iugoslávia) no anode 342.

Jerônimo, que significa "que tem um nome sagrado", consagroutoda a vida ao estudo das sagradas escrituras. Passava dias lendo váriosautores. Por volta dos 40 anos foi ordenado sacerdote. É de São Jerônimo, afamosa tradução latina da Bíblia, chamada "Vulgata" (ou traduçãofeita para o povo ou vulgo) e que foi a Bíblia oficial para a Igreja Católicadurante 15 séculos. Foi viver na Terra Santa, numa gruta, onde permaneceu comomonge penitente e estudioso, continuando as traduções bíblicas, até falecer em420, em 30 de setembro, com aproximadamente 80 anos de idade.

XANGÔ não é São Jerônimo, mas historicamente ocorreu o sincretismo, a aproximaçãodas "identidades" e por tal fato comemoramos o dia de Xangô no mesmodia de São Jerônimo. XANGÔ é o senhor da justiça, seu poder se manifesta napedreira. E aqui um ponto de contato com a "versão" do santocatólico, que também se retirou para uma vida de estudo numa gruta que, emimagens, se assemelha a uma pedreira.

Seu símbolo é o machado de duas faces, significando que o machado tantoprotege seus filhos das injustiças como os punem quando as cometem e utilizaestrela de 6 pontos que representa o poder equilibrador do universo.

XANGÔ é o orixá da justiça divina, com a balança de nossos atos na suamão esquerda e seu machado na mão direita pronto para julgar e executar comobem diz a sua lei: "Quem deve paga, quem merece recebe", XANGÔ étambém o irxá das pedreiras, o senhor daquilo que é imbatível, rígido que nãodobra com facilidade.

Em seu arquétipo, XANGÔ é a razão, a sensibilidade do julgamento, acerteza da justiça. Vibremos com o nosso Pai Xangô neste dia! 

Fonte: http://soufelizporserumbandista.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda