Seguidores e Amigos da Umbanda

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Desenvolvendo A Clarividência



Possuir afaculdade da visão espiritual é desejo de muitos e, sob certas condições, elapode ser desenvolvida. Nessa matéria, que termina com instruções de Anfaten, deAndrômeda, você conhecerá todas as implicações do assunto.

Aclarividência é a capacidade de ver com clareza. É a visão da própria alma, quepercebe a realidade num nível mais amplo e elevado. Seu surgimento éconsequência natural do desenvolvimento espiritual humano na medida em que apessoa devota-se ao crescimento interior e aproxima-se de estados deconsciência sutis.

Há uma grandediferença entre clarividência e vidência. O vidente capta lampejos e impressõesdo que se passa no plano astral, sejam fatos que estão acontecendo nesse plano,formas-pensamentos de outros seres, projeções criadas pelas forças negativaspara atrapalhá-lo em seu desenvolvimento espiritual ou, muitas vezes, ospróprios desejos na forma de alegorias, às vezes, de difícil compreensão paraele mesmo. A vidência é muito sujeita a distorções. É um sentido extra físicoque não conduz, necessariamente, a uma compreensão elevada da realidade.

Muitas vezes,a pessoa que tem o dom vidência não o percebe por um longo tempo e normalmenteo tem desde pequena. Isso faz com que ela acredite que a visão astralcorresponde à realidade. Por tê-la como algo natural, ela não se esforça paramelhorar seu desempenho ou compreender como a vidência se processa para melhorinterpretá-la. Somente o trabalho interior e o desenvolvimento espiritual podemconduzir à percepção da realidade.

Abertura davisão astral - Descrevemos um exercício que poderá auxiliá-lo nodesenvolvimento de habilidades que propiciem a abertura da visão astral - aqual pode ser direcionada, posteriormente, para a clarividência.

Escolha umlocal e horário (de preferência, à noite) em que possa ficar sozinho e não serperturbado. Durante 15 minutos, você vai olhar para a sua imagem refletida noespelho. Ele não precisa ser muito grande - apenas o suficiente para refletir orosto - e estar a 70 ou 80 cm. de distância de você. Cuide para que o rostoseja completamente iluminado, sem a presença de sombras. Se você usa óculos,não é preciso tirá-los.

Relaxe omáximo possível e inicie o exercício apelando ao seu Eu Superior algo como"despojo-me do meu ego e entrego-me à Sua sabedoria para que conduza todasas minhas ações e a minha vidência". Repita o apelo mentalmente no mínimosete vezes para obter o efeito do despertamento da sua visão. Concentre todasua atenção na imagem refletida no espelho, como se quisesse penetrá-la. Suaconcentração deve ser tão intensa que você não possa evitar de murmurar"minha alma, quero vê-la".

Sua introduçãono mundo astral por meio da vidência pode surgir de diversas formas: tornar-seintermitentemente consciente das cores brilhantes da aura humana; ver rostos,paisagens ou nuvens coloridas diante dos olhos, no escuro, antes de dormir ouem estados expandidos de consciência; sentir uma presença invisível ao seulado; ver ou ouvir coisas para as quais os outros são cegos e surdos; terrecordações cada vez mais nítidas das experiências vividas em outros planosdurante o sono.

Quando umapessoa está começando a sensibilizar-se para a vidência astral, poderáocasionalmente ter sensações de medo. Isso advém da hostilidade de forçasvibracionais que agem no astral e, em parte, dos muitos elementais artificiais(formas-pensamento negativas) nutridos pela mente humana. Por isso, ela deve sempresolicitar a ajuda de seu Mentor ou Guia Espiritual, quando empreender umaatividade de vidência.

Preparando aclarividência- É necessário ter prática para liberar-se da distorção produzidapor seus próprios pontos de vista, de forma a poder observar claramente osepisódios etéricos. Mesmo aqueles que vêem nitidamente no astral, ficam àsvezes confusos e estonteados para compreender ou recordar as visões e poucosconseguem traduzir suas lembranças para a linguagem do plano físico.

Portanto, omelhor é trabalhar para expandir sua capacidade perceptiva de formaespiritualmente elevada, procurando movimentar as energias de seus chacrasfrontal e laríngeo até o cardíaco para obter a qualidade da clarividência.

Um métodoseguro para desenvolver a clarividência é a meditação. Por meio dela, pode-seadquirir extrema sensitividade, equilíbrio, sanidade e saúde. A prática dedeterminados tipos de meditação constrói níveis superiores de matéria noscorpos sutis.

Para obterêxito na meditação é fundamental a correta colocação dos olhos, que devem ficarvoltados para dentro (como nas pessoas vesgas) e para cima. Nessa situação,estamos focalizando um espaço interior da aura, localizado à frente da testa,chamado de papila ou ponto cego. Trata-se de região não em que não há célulassensíveis à luz, apenas terminais nervosos. Quando os olhos são virados paradentro e para cima, as papilas emitem suas energias diretamente através doChacra Frontal, um exercício muito profundo para agilizar a visão etérica.

Para manter osolhos nessa posição é preciso exercitar os músculos que o movimentam. Duranteuma semana, duas vezes por dia, gire os olhos 10 vezes em sentido horário e 10em sentido anti-horário; em seguida, fixe-os por alguns instantes nos extremosdas órbitas (cima, baixo e lados).

Preparoespiritual - Como frisamos anteriormente, a captação da realidade sutil sem odevido desenvolvimento espiritual traz uma série de mal-entendidos. Paratorna-se um bom clarividente, é preciso fazer ainda mais do que os exercíciosque nós descrevemos. Rudolf Steiner, na obra O Conhecimento dos MundosSuperiores, fala das qualidades que o homem terá de adquirir a fim de ascenderao conhecimento superior: discernimento entre realidade e aparência, verdade emera opinião; correta avaliação do verdadeiro em relação à aparência; controledos pensamentos e das ações, perseverança, tolerância, fé e equilíbrio; e amorà liberdade interior.

Nessa prática,o desenvolvimento espiritual caminhará de maneira que a clarividência se mostrelimpa, objetiva e sem as distorções provenientes de nosso interior aindadesalinhado.

Perguntamos aoMentor Anfaten, como ele vê a questão da visão espiritual e como ela pode serdesenvolvida.

- É corretocomparar a sensibilidade instintiva dos animais com o sentido humano davidência ou percepção da realidade no plano astral?

Mentor: Osanimais possuem, em graduações diversas, a percepção muito aguçada a níveis nãofísicos, porém isso se realiza somente no campo da percepção. Possuem, dependendoda espécie, capacidades auditivas e visuais tanto quanto olfativas muitoaguçadas, portanto percebem a aproximação de seres da quarta dimensão, mas aníveis bastante inferiores que os dos humanos pois funcionam os seus sentidosem patamares somente vibracionais. Os animais percebem algo de anormal no camposensório, mas não possuem nenhum sentido de visão propriamente ditasuprafísica, ou seja, além da visão física.

A visãoextra-física humana se processa em todo o campo astral tomado pelo corpo espiritual.É como se todo o corpo espiritual se transformasse em um grande olho acima,embaixo, na frente, nas costas, dos lados, como se fosse uma grande câmeramóvel de 360 graus. A visão é total da área ocupada pelo espírito. Na audição,o processo é semelhante, como um grande ouvido voltado para todas as direções.Quanto ao campo mental, é um pouco mais delicado, pois depende diretamente donível evolucional daquele ser. As capacidades supra-físicas no mundo sutilestão sempre ligadas a condições evolutivas daquele espírito em especial. Porisso, o campo da visão astral está ligado diretamente ao espírito. Dessa forma,os animais ficam na percepção vibratória e não espiritual.

A vidência éum assunto muito complicado e bastante profundo, pois está ligada diretamente àcapacidade evolutiva de cada ser, isto em termos da visão espiritual volitiva,isto é, que depende da vontade da própria pessoa. Não falamos de vidência comopequenos flashes, tratamos aqui do domínio completo da visão no mundo sutil.

- A manifestaçãodessa faculdade está associada à condição encarnatória dos seres?

Mentor - Todosos seres do planeta Terra trouxeram em seu bojo a possibilidade da vidênciaastral, porque, em primeiro lugar, foram formados no campo espiritual e,posteriormente, na matéria. Como a vidência está situada no espírito e não nofísico, todos possuem essa capacidade primordial básica, porém o caminhoescolhido por cada ser humano depende da própria vontade e de seulivre-arbítrio.

Desce oespírito, adensando-se na matéria, através dos mundos mais densos: minerais,vegetais e animais. A partir do momento em que a essência espiritual seindividualiza, surge o livre-arbítrio. Então, a escolha de um caminho evolutivomais rápido e mais claro proporciona uma colaboração mais presente da parteespiritual do ser. Alguns escolhem os campos mais baixos da matéria densa e,trazendo com isso grandes perturbações em sua área emocional, distanciam-se desua contraparte espiritual. Por isso, perdem o melhor: permanece escondida asua capacidade de vidência astral.

Paradeterminados seres, no entanto, como programação evolutiva, como ajuda, permiteo plano espiritual que venham com parte da vidência astral desvelada. Paraesses, o sentido de ver no mundo supra-físico é uma chamada ao mundoespiritual, para que se lembrem que são muito mais do que a matéria física.

- Como vê asdiferenças entre clarividência e visão astral?

Mentor - Uma écomplementar à outra. A vidência é como acender e apagar a luz de uma sala. Avisão é rápida e também pode ser de formas-pensamentos. Como acende e apaga aluz do mundo espiritual muito rapidamente, não tem tempo de perceber o que é arealidade do mundo sutil ou o que é uma captação de pensamentos dos diversosseres. A clarividência, no entanto, é o sentido da vidência muito ampliado. Éacender a luz e contemplar todos os detalhes da sala, os móveis, a janela, adisposição das portas, o chão, as paredes, o teto e também as pessoas que estãona sala. Como no mundo sutil, em suas diversas dimensões, não existe otempo-espaço como vocês o entendem,e o clarividente pode perceber o passado, opresente e o futuro, tudo junto.

O processo devidência e clarividência é similar. A vidência é muito rápida e, na maioria dasvezes, não depende da vontade da pessoa. Na clarividência, porém, o sentido dever é muito mais amplo, muito mais longo e está bastante ligado com a vontadedo ser. A clarividência também é acompanhada de uma ampliação dos sentidosauditivos e mentais. Há uma melhor coordenação dos sentidos da visão, daaudição e da mentalização. Já na vidência, a ampliação da capacidade dessessentidos é quase inexistente.

- Poderia nosindicar exercícios para a desenvolver a vidência e a clarividência?

Mentor - Vocêterá dois estágios: o primeiro da vidência e depois o da clarividência. Rarossão os seres que já passam direto para a clarividência, é como se elaprecisasse ser aprendida. Vamos iniciar pela vidência. Os exercícios derelaxamento e meditação irão ajudar bastante para a tranqüilidade e harmoniainteriores exigidas para essa capacidade sensitiva.

Coloque-se emestado de relaxamento e escolha uma cena sobre a qual trabalhar: pode ser umtrecho da sala onde se encontra, uma foto, um desenho ou o que desejar,inclusive um objeto. Então, relaxe e ponha-se em harmonia com o seu interior.Em seguida abra lentamente os olhos, contemple a cena por um ou dois segundos, fecheos olhos e remonte mentalmente tudo o que viu, com a maior riqueza de detalhespossível. Em seguida, abra os olhos e compare os resultados. Vai perceber que,no início, esqueceu ou não notou uma série de pormenores. Conforme evolui nosexercícios, você vai, a cada dia, percebendo mais e mais detalhes. Lembro quedeve usar sempre imagens ou objetos diversos, porque estará treinando a suacapacidade mental ao perceber cenas ou flashes do astral.

Agora, aclarividência. Para esse treinamento, deve já estar o ser com a vidênciaaflorada, pois começará a trabalhar com os quadros recebidos do astral. Aoperceber um determinado quadro advindo do mundo supra-físico, pareimediatamente aquela imagem em sua mente. Se for um quadro seqüencial, deveescolher o que mais impressionou. Pare a fita naquele exato ponto e inicie aexpansão, principalmente da área de seu chacra frontal; cresça os ouvidos comoduas grandes cornetas e deixe-os assim. Então, comece a olhar o quadro, abrindototalmente o seu chacra frontal e, com os ouvidos, "ouça-o"cuidadosamente.

Então, comecea movimentar a sua câmera para cima, para baixo, para trás, para frente,aumente e amplie esse quadro transformando-o em uma tela de cinemascope. Oprocesso é como pegar a tela da TV e ampliar de tal forma que se torne uma telade cinema. Apenas nesse caso, é a mesma cena em ponto grande. Mas naclarividência, ao ampliar o quadro, vocês irão encontrar campos muito maioresdo que somente a figura em estudo. Você irá ampliar completamente as circunstânciasque rodeiam a cena. Dessa forma, irá começar a ampliar a sua sensibilidade.

Escrito por Médiuw  Isaias Pintto


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda