Seguidores e Amigos da Umbanda

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 29 de outubro de 2011

Como ser Paciente


Quando as coisas estão indo bem e os horários são simples, todos nós podemos dizer que a paciência é simples e fácil. Qualquer pessoa pode esperar qualquer coisa, contanto que não lhe custe nada. Nos dias de hoje, porém, a paciência parece ser uma mercadoria que só poucos têm, e muitos querem. Em momentos de angústia, stress, necessidade, ou raiva, a paciência é a única coisa que vai ajudar a mantê-lo ancorado em sua fé, e a manter seu curso.

Como você adquire paciência nesses tempos? Qual versículo secreto está na Bíblia que vai ajudá-lo a ser mais paciente e resistir à tempestade? Este é um artigo simples que irá mostrar o que a Bíblia diz sobre paciência, e como você pode adquiri-la.

Passo 1:
O primeiro passo é manter-se obediente. Você próprio, deve decidir ser paciente. Você sozinho, deve tomar a decisão, não espere que alguém lhe dê paciência. Esta pode ser a parte mais difícil. Para que você possa ajudar a si mesmo, escreva uma nota em seu espelho, na geladeira, em algum lugar onde você veja todo dia; ela pode simplesmente dizer: 'Seja paciente'. Um lembrete simples, como este pode fazer uma grande mudança em sua vida. O primeiro passo é manter-se forte em sua fé, e continuar a adorar na sua caminhada com o Senhor.

Em Atos 2:42 se diz: "E eles se dedicaram ao ensinamento dos apóstolos e a comunhão, ao partir do pão e às orações." No versículo, usa-se a palavra "dedicação", e o dicionário a define como "zelo ardente ou em penhora, lealdade ou afeição." Você tem que tomar uma decisão firme para ser fiel à oração, comunhão e leitura da Bíblia.

Paulo escreveu em 1 Coríntios 15:58 "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que no Senhor vosso trabalho não é em vão." Nunca pare de trabalhar para o Senhor, e nunca duvide do Senhor, pois ele está sempre lá.” Paciência não significa sentar-se e ficar inabalável durante meses. Na verdade, Paulo incentiva os outros a serem "sempre abundantes na obra do Senhor." O Senhor está lá e vê tudo que você faz, e vamos sempre te abençoar 10 vezes pelo trabalho que você faz para ele.

Finalmente, 2 Pedro 3:17 diz: "Você, portanto, amado, sabendo isto de antemão, tome cuidado para que não seja levado ao erro por pessoas sem lei, e a perder sua própria estabilidade.” Este é um aviso de Simão Pedro, que lhe diz que, não importa o quê, não deixe tudo ao seu redor derrubá-lo. O mundo pode estar caindo aos pedaços, mas, como crentes, temos uma salvação eterna, e assim, você nunca deve deixar que as coisas ruins no mundo lhe derrubem e abalem sua fé.

Passo 2:
O segundo passo é ver outros exemplos de paciência. Paulo tem sido um dos exemplos mais edificantes da paciência divina. No final da vida, Paulo foi espancado, colocado na cadeia, espancado novamente, colocado em mais prisões, e finalmente morto. Mesmo com tudo isso, ele teve fé e paciência para escrever a outras igrejas, para ajudá-las a ficarem mais fortes, e até lhes disse para ter paciência.

Um exemplo, em 2 Coríntios 11:24, Paulo escreve, "Cinco vezes recebi das mãos dos judeus os quarenta açoites menos um.  O açoite era uma forma de castigo, onde se era acorrentado a um poste e chicoteado em um número determinado de vezes, sobre a pele nua, e em público. Paulo escreve que ele foi chicoteado cerca de 195 vezes, e ainda não tinha tido tempo para escrever muitas, muitas cartas às igrejas, incentivando-as e edificando-as. Tenho certeza que você tem o poder de lidar com os problemas do mundo e manter-se paciente e obediente.

Paulo mesmo nos lembra quem tem que decidir ser paciente. Em Romanos 8:35 - 37, Paulo nos lembra: "Quem nos separará do amor de Cristo? A atribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Está escrito: "Por tua causa, somos mortos todo dia, somos considerados como ovelhas para o matadouro." Não, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou." Paulo está escrevendo para nós e dizendo que, não importa como, o Senhor está lá por nós, e nada sobre a Terra nunca poderá nos separar do seu amor eterno.


Passo 3:
Finalmente, a verdade sensata; a vida será difícil, ser cristão será difícil, mas tudo se vai compensar no final.

Em 2 Timóteo 3:12 é muito claro o fato de que os cristãos terão tempos difíceis: "Na verdade, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos". Ser paciente requer preparação, e você tem que aceitar a idéia de que as coisas nem sempre acontecem como planejado. Então, você pode tomar a decisão de não ser agitado, ser paciente, e continuar a trabalhar para o Senhor. Paulo não queria passar a maior parte de sua vida na prisão, mas uma vez que ele aceitou isso, ele foi capaz de olhar além do problema imediato, e ajudar aqueles que precisavam de ajuda.

Provações e dificuldades são o que ajuda a torná-lo mais paciente do que qualquer coisa que você possa fazer por si próprio. Tiago 1:2-4 diz: “Conte toda alegria, meus irmãos, quando vocês conhecerem experiências de vários tipos, para saber que a prova da vossa fé produz perseverança. E deixe a perseverança ter seu pleno efeito, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em nada.” A Bíblia nos promete que os julgamentos só ajudarão a edificar-nos, e a nos tornar pessoas melhores, e nos dar essa paciência que nós almejamos.

Só quando você perceber que os julgamentos virão, e que serão benéficos para você, você vai descobrir que o mundo já não é um lugar difícil de viver.

A parte mais difícil de ser paciente, especialmente com tantas coisas dando errado, é que você tem que aceitar que todas essas coisas ruins estão destinadas a chegar. Não importa o que alguém diz, todo mundo já teve provas, e ninguém teve uma vida perfeita cheia de felicidade. A maioria dos homens piedosos, Paulo, Moisés, Abraão, Josué, Daniel, mesmo o Senhor Jesus - tiveram de sofrer com problemas. Esses problemas, no entanto, são enviados por Deus para edificar-nos como pessoas, e nos tornar pessoas mais perfeitas.

O primeiro passo, e o mais importante, é tomar a decisão "não importa como, eu servirei ao Senhor e manterei a fé nele." Basta fazer isso, realmente acreditando em seu coração, e você tirará uma carga de tijolos de seus ombros.

O segundo passo é olhar para os outros que vieram antes de nós, como exemplos de paciência. Paulo foi espancado e morto; Daniel foi jogado em uma cova de leões; Josué foi encarregado de liderar seu povo contra centenas de outros que eram maiores, mais fortes e maus; o Senhor Jesus foi espancado e depois assassinado. Outros já passaram por muito pior, e mantiveram a fé. Não há nada que diga que você não pode.

Finalmente, você deve ter tempo para perceber que estes problemas estão prestes a acontecer, eles acontecem a todos, e na maioria das vezes, eles estão fora de seu controle. Tenha esperança, porém, Deus está sempre conosco, e essas atribulações que nós enfrentamos vão nos edificar, e nos fazer pessoas mais perfeitas.
Para concluir, tente memorizar o versículo 2 Timóteo 4:7 "Combati no bom combate, terminei a corrida, guardei a fé." Você deve sempre manter a corrida e manter a fé no Senhor. Ele está lá para você, Ele cuida de você, e Ele te ama. Seu objetivo é ser forte, e você pode fazê-lo.

Dicas rápidas:
    Tome a decisão de ser paciente e firme em sua fé.

    Veja outras pessoas que tenham demonstrado paciência e use-as como exemplo.

    Entenda que os problemas do mundo vão ajudar a lhe edificar.

Por: Teresa Carvalho


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda