Seguidores e Amigos da Umbanda

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 23 de outubro de 2011

Umbanda dentro do Cotidiano do Umbandista


Como sempre dizemos:

“Ser umbandistadentro do terreiro é fácil, mas e fora dele?!”. Seguramente isso não é nadafácil.

Como toda religião aUmbanda tem como objetivo aperfeiçoar o espírito, que está em constanteevolução. A doutrina Umbandista vem preparando todos nós para que cada vez maispossamos melhorar conosco e com o próximo. Então não basta ser uma pessoacaridosa, bondosa, correta só no terreiro. Devemos dar o nosso maior exemplofora dele.

O Umbandista não deveprovar nada a ninguém, mas suas atitudes são MUITO OBSERVADAS por todos, poisquem não conhece a Umbanda em seus reais fundamentos acreditam que ela não passade:
· Uma religião semdoutrina

· Não passa de purofetiche (feitiçaria)

· De militantesignorantes, que nada tem a oferecer a sociedade atual.
PORTANTO UMBANDISTA DEVERDADE DEVE MOSTRAR:
COM SUA CONDUTA,
SUAS ATITUDES TODO OENSINAMENTO QUE RECEBE DENTRO DO TERREIRO, ATRAVÉS DAS ENTIDADES E DOUTRINA.
ESSE É O CAMINHO PARAFAZER A DIVULGAÇÃO E TRAZER O RESPEITO PARA A RELIGIÃO-CIÊNCIA.

A principal missãodas entidades do Movimento Umbandista é tão somente prestar a caridade. E porsua vez, a dos médiuns também deveria ser. Mas não apenas no terreiro, mas emtodas as áreas da sua vida.

Conhecemos muitaspessoas que se dizem umbandistas, e fora do terreiro tem uma condutacompletamente contrária àquilo que pregam. Ora devemos pelo menos ser coerentescom aquilo que falamos e fazemos, não podemos dizer: “Faça o que eu falo, masnão faça o que eu faço”. NÃO PODEMOS IR CONTRA AQUILO QUE ACREDITAMOS COMO REALE VERDADEIRO. AQUELES QUE AGEM ASSIM É PORQUE NÃO TEM NENHUMA CONVICÇÃO DO QUEFAZEM.

Os ensinamentos dasentidades devem ser aplicados diariamente em nossas vidas.

O médium incorporantedeve registrar aquilo que seu mentor guarda em seu subconsciente durante asconsultas, p/ que ele possa aplicar tais ensinamentos no seu dia a dia, em suaprópria vida.

Nossa CARIDADE devecomeçar dentro de nossos lares, de nossas casas, com nossos familiares. É COMELES QUE TEMOS AS MAIORES DÍVIDAS. Com já disse o sábio espírito ANDRÉ LUIZ,“os parentes são os marcos vivos das primeiras grandes responsabilidades do serencarnado.

Isto significa que:

Geralmente nossafamília é composta por seres ligados a nós em vidas passadas, e que tem conoscouma relação de créditos e débitos.

São nossos credores oudevedores de vidas passadas.

O lar é um temploredentor de almas endividadas. A família é o maior meio de ajustes entre osseres espirituais.

Qual forma mais sábiade fazer com que grandes inimigos de vidas passadas, com sentimentos recíprocosde ódio, vingança, mágoa e etc. se aceitem? É fazendo com que em vidas futurascompartilhem da mesma família como irmãos, pais, filhos, etc.

Conhecemos muitaspessoas que tem sérios problemas de entrosamento em seus lares, porque algum oualguns de seus familiares tem problemas dos mais variados. Os mais comuns sãoem que o familiar é doente, tem problemas psíquicos, psicológicos, enfim, causatranstorno a todos seus familiares.

Nesses casos devemosconter nosso ímpeto rebelde, mantermos a calma e a paciência e tentarmoscompreendê-los da melhor forma possível. Não devemos ser grosseiros nemestúpidos s e sim entendê-los do jeito que são. Seguramente esses seres doentesnão estariam em nossa família por puro acaso, e sim porque alguns dosfamiliares têm graves débitos a cumprir com esses seres.

Na maioria das vezesos familiares foram responsáveis por essas anomalias em outras vidas, ou mefizeram muito mal e agora, de acordo com a Lei Divina, devem ajudar essascriaturas a saírem da situação em que se encontram. Não adianta ignorá-los,tratá-los mal, pois isso só irá agravar mais ainda sua divida perante aquele sere a sua situação perante a Lei Kármica.

PORTANTO DEVEMOS DARMUITO VALOR A NOSSA FAMÍLIA E AGRADECERMOS A DIVINA OPORTUNIDADE DE PODERMOSRESGATAR COM SEUS SERES ANTIGAS DIVIDAS DO PASSADO E FICARMOS EM EQUILÍBRIOPERANTE A LEI DIVINA.

DEVEMOS EVITAR OS GRAVESDESENTENDIMENTOS, pois agindo assim estamos agredindo a evolução, estamosincorrendo nos mesmos erros anteriores e dificultando ainda mais o consenso,que inevitavelmente terá que acontecer demore quanto tempo for necessário,portanto não devemos desperdiçar esta chance!

Devemos melhorar oscontatos diretos ou indiretos com nossos pais, irmãos, tios, primos e demaisfamiliares para que a Lei não venha cobrar-lhe NOVAS E MAIS ENÉRGICAS experiênciasem PRÓXIMAS ENCARNAÇÕES.

A Umbanda não temnormas nem Leis que inibam a liberdade de ninguém. Ela não proíbe ninguém defazer isso ou aquilo, ela apenas nos mostra o caminho, e cabe a cada um de nós,segundo nosso livre arbítrio, escolher por onde quer ir. As entidades sempredizem: A UMBANDA NÃO ESCRAVIZA, LIBERTA!

Ouvimos muitaspessoas dizerem: “isso minha religião não permite”, mas será que você realmenteacredita naquilo?

A Umbanda acredita nacapacidade de cada um escolher seu caminho, de saber o que realmente é idealpara si. É claro que às vezes necessitamos de alguns esclarecimentos, de alguémpara mostrar o caminho a ser seguido, mas nunca de forma imposta. SOMOSRADICALMENTE CONTRA AQUELES QUE DIZEM QUE TUDO ESTÁ TRAÇADO, QUE NOSSO DESTINOJÁ ESTÁ SELADO.

Ora se assim fosse,para que vivermos se somos marionetes nas mãos de um Deus tão cruel, que nosfaz sofrer para aprendermos a lição? Acreditamos em predisposições para taiscircunstancias.

Exemplo:
Uma pessoa tempredisposição para morrer de infarto. Isto é uma predisposição, que conformesua conduta em vida pode ocorrer ou não.

Há também aqueles quedizem saber exatamente quando vão morrer porque é seu destino. Como jádissemos, há uma predisposição e não uma imposição. De acordo com a nossaconduta, podemos antecipar ou prolongar a nossa vida terrena.

Essa é a famosa LEIDO KARMA ou das CAUSAS E EFEITOS. Todos temos uma predisposição para uma sériede acontecimentos e realizações em nossas vidas, que podem acontecer ou não deacordo com a nossa conduta enquanto encarnados.

Infelizmente jáouvimos alguns de nossos amigos dizerem que a vida é para ser vividaintensamente, visando apenas prazer, porque estamos aqui a passeio. Acreditarnisso seria acreditar que

· Tudo que fazemosnão tem importância como,
· Estudar, trabalhar,se aprimorar,
· Pois nada valeráquando morrermos, que tudo foi em vão,
· É estarcompletamente sem perspectivas de encontrar um mundo melhor
· De acreditar naimortalidade do espírito,
· De acreditar naevolução.

Devemos ter ciênciaque a nossa estadia no planeta como encarnado é uma benção divina. Muitos seresperdidos, emaranhados em seriíssimas confusões, mentais e astrais, aguardamansiosos por essa oportunidade, visando melhorarem-se e diminuírem os débitosadquiridos em vidas passadas.

A reencarnação é:

· Uma solução bendita,
· É a misericórdiadivina,
· É a chance que Deusdá a todos os seres,
· A cada encarnaçãotemos a oportunidade da evolução, para a libertação do espírito.

Se estamos no corpofísico, é porque temos sérios compromissos a cumprir. Quantos e quantos seresdesencarnados atolados no mal, gostariam de ter essa oportunidade, e reencarnarpara saldar suas dividas perante a Lei.

Só para deixar bemclaro:

Se estamosencarnados: não é por acaso, temos sérios compromissos a cumprir, muitoscredores batem à nossa porta.

Então não se iludapensando que a vida é uma eterna diversão, que estamos aqui para gozar dosprazeres da vida terrena.

Há coisas muito maissérias esperando por você desperte para realidade!

A doutrina de Umbandatem justamente essa finalidade, de ajudar as pessoas a enfrentarem os problemasdo cotidiano com paz e serenidade, colocando em pratica o que é aprendido comas entidades. Nos revela de forma clara e simples, o modo ideal de encararmos avida como ela realmente é.

A nossa preocupação édar formação espiritual, para que as pessoas possam levar suas vidas com maistranqüilidade, entendendo os porquês de certas coisas acontecerem tãofreqüentemente, pois tendo tais conhecimentos, seguramente suas vidas serãomais amenas e mais intensivamente vividas.

A intenção dasentidades de Umbanda é fazer com que a vida das pessoas possa ser compreendidade uma forma melhor, que as pessoas não encontrem tanta dificuldade em entenderas coisas que a ciência não consegue explicar, tais como a morte, Deus e etc.

Os umbandistas nãosão melhores nem piores que ninguém. Não temos qualquer vocação para “santos”.Queremos ser apenas o que somos, pessoas normais como todas as outras, queacreditam em um Deus e na imortalidade do espírito.

Dizemos isto porquemuitas pessoas acham que ser religioso é ser santo, é privar-se das coisas boasda vida. Conversa mole!!! Isto é pura preguiça, é falta de coragem de encarar avida de frente. Alguns têm até vergonha de dizerem que freqüentam ou que sãopraticantes de alguma religião. Imaginem só!...

Acreditamos que avida material é importante, mas não teria o menor sentido sem a vidaespiritual, pois só levaremos as nossas ações, nosso comportamento enquantoencarnados, a nossa educação espiritual será a nossa maior riqueza.

Os mentores doAstral, irão nos direcionar após o desencarne segundo a nossa conduta, deacordo com o grau de espiritualidade. Quando morrermos seremos todos iguais, oque irá nos diferenciar uns dos outros é o nosso Aura, que reflete todas asnossas ações, pensamentos, sentimentos através de sua coloração.

Por isso é que todosdeveríamos dar mais importância ao nosso lado espiritual, nos educarmosespiritualmente.

A vida é muito boa,mas é uma etapa passageira, um dia passará. Vamos criar dentro de nós um sentimentode AMOR AO PRÓXIMO, afinal todos nós habitantes do planeta Terra, somos umaimensa família que resgata junto algo que foi perdido há milhões de anos atrás,a Tradição Cósmica.

Portanto deixemos delado as mesquinharias materiais e vamos nos preocupar com a essênciaespiritual. Não devemos nos esquecer que temos um compromisso a cumprir e umcaminho a seguir. Não podemos nos deixar levar pelas grandes ILUSÕES da vidaterrena.

O que é ser umapessoa espiritualizada?

· Ser maiscompreensivo

· Ser mais gentil

· Mais atencioso comas pessoas

· Não julgar

· Se não puderajudar, não atrapalhe.

· O bom comportamentoe sentimentos só nos aproximam de BONS ESPÍRITOS. (é a lei da afinidade)

VAMOS LÁ, NÃO CUSTANADA TENTAR!

VOCÊ NÃO VAI SEARREPENDER!
GRANDES AMIGOS OESPERAM.

Fonte:A UMBANDA AO ALCANCE DOS JOVENS
Autor:Domingo Rivas Miranda Neto (ITAMIARA)

Um comentário:

Anônimo disse...

Oh! Todas Benditas Umbandas! Todas Benditas 7 Linhas! Todos Benditos Orixás (desde: Oxalá, até Exú)! Saravá, Salve, Namastê, Ave, Shalom, Viva, Motumbá, Kolofé! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de coração, por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Peço-Vos, por favor, que eu tenha: Paz, Saúde, Proteções (muitas), a mim! Sempre! Amém! Assim Seja! Assim Se Faça! Axé, Axé, muito Axé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda