Seguidores e Amigos da Umbanda

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A Umbanda – Por Fátima Damas



Umbanda é um movimentoreligiosos que veio revigorar a mensagem de Cristo falando de perto ao coraçãodos mais necessitados material e espiritualmente, induzindo-os mediante apalavra amiga dos Caboclos e dos Pretos Velhos à prática das normas evangélicase, através da solução dos problemas de ordem material mais aflitivos,reconduzí-los aos caminhos da fé.

É hoje um Culta-ciênciapor encontrar na Física Quântica explicações para inúmeros fenômenos e porquese baseia na absorção das vibrações provindas de um espaço cósmico infinitoatuantes sobre determinadas fontes de nosso planeta.

Exemplificando: a vibração que vem do alto numa forma de energiaque atua sobre as águas do mar. Esta vibração denomina-se Yemanjá.  Atuando sobre as rochas e trovões, denominamosXangô etc.

Oxalá - vibração do ar (simbolizando o sopro da vida);
Yemanjá - vibração do mar;
Xangô - vibração das rochas;
Ogum - vibração das estradas, dos caminhos;
Oxum - vibração das cachoeiras, rios, lagos;
Oxossi - vibração das matas;
Iansã - vibração dos ventos e raios;
Obaluaiê - vibração da terra;
Nanã - vibração dos rios e pântanos.

A Umbanda é um Culto depropósitos religiosos, embasada no Cristianismo. É filosófica e é constituídade três partes distintas: tradicionalista ou africanista; doutrinária;iniciática ou esotérica/exotérica.

Tradicionalista ouAfricanista: é a parte que estuda aUmbanda de raiz, como o Omolocô, religiões tribais, mistura de nações.

Doutrinária: é a parte que estuda os fenômenos da mediunidade eo Kardecismo, sem o qual não haveria o conhecimento da Lei do Karma.

Iniciática ou Esotérica:é a parte oculta destinada e reservada ao homem queestá se preparando ou que já está em condições de receber a Luz da Iniciação.Atua nos poderes internos dos indivíduos ou das coisas.

Exotérica: Como religiosa, destina-se aos adeptos segundo seuaperfeiçoamento, mentalidade e cultura. Atua nos poderes externos (em torno)dos indivíduos e das coisas.

A Umbanda é umacongregação de espíritos evoluídos e involuidos, nos níveis superiores einferiores do Plano Astral. Sua cúpola orientadora busca suavizar e contribuirpara a evolução dos irmãos mais atrasados ainda nos níveis inferiores daespiritualidade e no plano físico. Como culto apresenta-se de forma racional,de maneira que qualquer adepto, desde que raciocine, compreenda sua estrutura esuas prioridades, das quais a mais importante é a evolução do homem e dosespíritos atrasados através da prática da caridade. Umbanda tem seus cultospróprios, reverenciando Zambi em primeiro plano e abaixo, os Orixás,Mensageiros, Guias, Falangeiros e os Espíritos de um modo geral.

Tem seus rituais noscampos vibratórios dos Orixás: matas, cachoeiras, pedreiras, cemitérios, rios emares. Umbanda não tem Orixás; tem Guias e Protetores. Como filosofia seu campoé imenso, incluindo principalmente o fato de ensinar o homem a viver por seuspróprios meios e a aprender a preservá-los evitando permanecer na eternadependência dos outros.

Todavia, a Umbanda queora praticamos, embora eclética, é liberta de muitos dos seus elos com outrasreligiões ou filosofias. Livre de práticas e mitologias passadas renasceu nesteinício de século aqui no Brasil, crescendo desde então, dia a dia.

Umbanda é manifestaçãodivina, culto de caráter místico-religioso, projetada pelo Plano Astral noBrasil, com fundamentos na caridade. É uma vibração de amor transmitida pelasEntidades.

A Umbanda traz mensagemprópria e adequada à índole do nosso povo. Mensagem de esperança para uma massasofrida, desejosa de um caminho iluminado para estes dias turvos e cinzentos namatéria, além de uma chance de redenção junto à Divindade.

Sabiamente, a matériaprima desse mesmo movimento é constituída de uma multidão de almas valorosas,resignadas, tolerantes, leais e trabalhadoras.

Elas não são inquietasporque confiam cegamente no poder maior e no roteiro de serviço que lhes foientregue pelos Superiores da Cidade de Aruanda, uma das muitas moradasdo Pai.

Muita Paz.

Por FátimaDamas

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda