Seguidores e Amigos da Umbanda

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 22 de outubro de 2011

Meditação - A Prática do Desapego ao Mundo Material


MEDITAÇÃODE ACORDO COM A IOGA
O pensar em objetos dos sentidos,

Fará com que você se apegue a eles.

Fique apegado e tornar-se-á viciado;

Impeça os seus vícios e ficarácolérico;

Fique irado e sua mente tornar-se-áconfusa;

Conturbe sua mente e esquecerá a liçãoda experiência;

Esqueça a experiência e perderá odiscernimento;

Perca o discernimento e perderá oúnico objetivo da vida.

A mente descontrolada,

Não percebe que o Atman está presente:

Como pode ela meditar?

Sem a meditação, onde estará a paz?

Sem paz, onde estará a felicidade?
(Bhagavad Gita, II.62,63,65)



O QUE É MEDITAÇÃO?
O que é meditação? Meditação é o poderque nos torna capazes de resistir a tudo. A Natureza pode nos dizer:"Olhe, que coisa maravilhosa!" E eu não olho. Então, ela diz:"Que belo aroma! Sinta-o!" Eu digo ao meu nariz: "Não ocheire" e o nariz me obedece. "Olhos, não vejam!". A Naturezafaz uma coisa terrível - mata um de meus filhos e diz: "Agora, patife,sente-se e chore! Caia no buraco! Afunde!" Eu respondo: "Não fareiisso." Eu me ergo. Devo libertar-me. Experimente fazer isso algumas vezes.Na meditação, por um momento, você pode modificar seu modo de ser. Agora, sevocê tem aquele poder dentro de si mesmo, não seria isto o céu, a liberdade?Este é o poder da meditação.

Como alcançá-lo? De doze maneiras diferentes. Cada temperamento tem sua própriamaneira. Mas este é o princípio geral: domine sua mente. A mente é como um lagoe cada pedra que nele cai provoca ondas. Essas ondas não permitem que nosvejamos como somos. A lua cheia se reflete sobre a água do lago, mas asuperfície está tão agitada que não vemos claramente seu reflexo. Fique calmo.Não deixe sua natureza provocar as ondas. Fique quieto e então, passado certotempo, ela desistirá. E, então, saberemos o que realmente somos. Deus lá estápresente, mas a mente é tão agitada, sempre a perseguir os sentidos... Vocêisola os sentidos e, mesmo assim, sua mente continua a girar, a rodar. Num dadomomento sinto-me bem e resolvo meditar em Deus e então minha mente viaja paraLondres, num minuto. E se consigo retirá-la de lá, ela voa para Nova York, parapensar nas coisas que fiz lá, no passado. Essas ondas devem ser detidas pelopoder da meditação. (IV, 248)

A PORTA PARA A BEATITUDE
A meditação é a porta que abre aquelaalegria infinita para nós. As preces, os cerimoniais e outras formas de cultosão simplesmente os jardins de infância da meditação. Você ora, você oferecealgo. Existiu uma certa teoria de que tudo levantava o nosso poder espiritual.O uso de certas palavras, flores, imagens, templos e de cerimoniais como ooscilar de luzes, leva a mente a essa atitude, mas esta atitude reside semprena alma humana, e em nenhum outro lugar. Todas as pessoas estão fazendo isso;mas o que elas fazem sem o saber, faça-o conscientemente. Este é poder dameditação.

Lenta e gradualmente devemos praticaristo. Não é uma brincadeira - não é coisa para um dia, para anos ou talvez pararenascimentos. Mas não faz mal! O impulso deve continuar. Conscientemente,voluntariamente, o impulso deve prosseguir. Ganharemos terreno, polegada apolegada. Começaremos a sentir e a obter posses reais que ninguém poderá tirarde nós - a riqueza que homem algum pode tomar, a riqueza que ninguém podedestruir, a alegria que nenhum sofrimento jamais poderá afetar. (IV. 249, 248)

EM BUSCA DA VERDADE
Ioga é a ciência que nos ensina comoconseguir estas percepções (experiências diretas de Deus). Não adianta muitofalar sobre religião a menos que as tenhamos sentido. Porque há tantosdistúrbios, tantas disputas e discussões em nome de Deus? Já houve maisderramamento de sangue em nome de Deus do que por qualquer outro motivo, porqueas pessoas nunca foram às nascentes; elas se contentaram somente em concordarmentalmente com os costumes de seus ancestrais e em querer que os outrosfizessem o mesmo. Que direito tem o homem de dizer que tem uma alma se não asente ou de que existe Deus se ele não O vê? Se Deus existe devemos vê-lo, seexiste alma devemos percebê-la; do contrário, é melhor não acreditar. É melhorser um ateu declarado do que um hipócrita.

O homem deseja a verdade, querexperimentar a verdade por si mesmo; quando ele a agarrou, realizou-a, sentiu-ano íntimo de seu coração, somente então, segundo os Vedas, todas as dúvidas sedissipam, toda a escuridão é afastada e todos os aleijões são corrigidos. (I.127-28)

COMO É INQUIETA A MENTE!
Como é difícil controlar a mente! Elajá foi comparada a um macaco enlouquecido. Havia um macaco, agitado pornatureza própria, como são todos os macacos. Como se isso não bastasse, alguémdeu-lhe muito vinho a beber e assim ele ficou ainda mais agitado. Foi entãopicado por um escorpião. Quando um homem é picado por escorpião, ele puladurante um dia inteiro; assim, o pobre macaco ficou pior do que nunca.

Para completar sua desgraça, umdemônio se apossou dele. Que palavras podem descrever a incontrolável agitaçãodaquele macaco? A mente humana é como aquele macaco, incessantemente ativa porsua própria natureza; então, ela fica embriagada com o vinho do desejo,aumentando assim sua turbulência. Depois do desejo tomar posse, vem o ferrão doescorpião do ciúme pelo sucesso dos outros e, finalmente, o demônio do orgulhoentra na mente, fazendo com que ela se julgue ser muito importante. Como édifícil controlar tal mente! (I. 174).


UMA TREMENDA TAREFA
De acordo com os Iogues, há trêsprincipais correntes nervosas: uma é chamada Ida, a outra Pingala, e a do meioSushumna e todas ficam dentro da coluna espinhal. Ida e Pingala, à esquerda e àdireita, são feixes de nervos, enquanto a do meio, Sushumna, é oca e não é umfeixe de nervos. Sushumna está fechada e para o homem comum não tem uso, poisele utiliza somente Ida e Pingala. Correntes, constantemente, fluem atravésdesses nervos, transportando ordens por todo o corpo, através de outros nervosque correm por diferentes órgãos do corpo.

A tarefa diante de nós é vasta; emprimeiro lugar e principalmente, devemos procurar controlar a enorme massa depensamentos submersos que se tornaram automáticos em nós. A má ação está, semdúvida, no plano consciente; mas a causa que produziu a má ação está muito alémno reino do inconsciente, oculta, e, por isso, mais poderosa.

Esta é a primeira parte do estudo, ocontrole do inconsciente. A próxima é ir além do consciente (o estado devigília). Vemos, assim, que deve haver um trabalho duplo. Primeiro, peloadequado trabalho de Ida e Pingala, que são as duas correntes comunsexistentes; e, em segundo lugar, para ultrapassar a consciência superficial.

Aquele que, depois de longa prática deauto-concentração, alcançou esta verdade, pode ser chamado Iogue. Então Sushumnase abre e uma corrente quem nunca antes entrou nessa nova passagem irá circularpor ela e, gradualmente, ascenderá (o que dizemos em linguagem figurada) aosdiferentes centros do loto, até atingir o cérebro. Então o Iogue torna-seconsciente de que é realmente, o próprio Deus. (II. 30, 34-36)

O AMBIENTE PARA MEDITAÇÃO
Para aqueles que têm essapossibilidade, será melhor ter um quarto só para esta prática. Não durma nestequarto, ele deve ser mantido como sagrado. Você não deve entrar no quarto antesde tomar seu banho e sem estar perfeitamente limpo de corpo e mente. Coloquesempre flores nesse quarto; elas são o melhor ambiente para um Iogue; e tambémquadros que sejam belos. Queime incenso pela manhã e à tarde. Não discuta, nãose irrite, nem tenha pensamentos impuros nesse quarto. Permita que somenteentrem nesse quarto, pessoas que pensem como você. Assim, gradualmente, haveráuma atmosfera de santidade no quarto e, quando você estiver infeliz, magoado,cheio de dúvidas ou sua mente estiver perturbada, o mero fato de entrar naquelequarto o tornará tranqüilo. Esta era a idéia do templo e da igreja e, em algunstemplos e igrejas, você encontrará isso mesmo agora, mas, na maioria deles,essa idéia se perdeu. A idéia é de que, mantendo-se vibrações puras, o lugartorna-se e permanece cheio de luz. Aqueles que não tiverem a possibilidade deter um quarto isolado, poderão meditar onde gostarem. (I. 145)

REQUISITOS PARA A MEDITAÇÃO
Onde houver fogo, em água ou chãocoberto de folhas secas, onde houver muitos cupins, onde houver animais ferozesou perigo, onde quatro ruas cruzarem, onde houver muito barulho, onde muitaspessoas más se reunirem, a Ioga não deve ser praticada. Isto se aplica mais particularmenteà Índia. Não faça esta prática quando estiver doente ou com muita preguiça ouquando a mente estiver muito infeliz ou magoada. Vá a um lugar bem escondido,onde as pessoas não forem perturbá-lo. Não escolha lugares sujos. Pelocontrário, escolha um belo cenário ou um quarto em sua própria casa que sejabonito. Quando praticar, primeiramente faça saudação a todos os antigos Iogues,a seu próprio Guru e Deus e, então, comece. (I. 192)

A HORA DE MEDITAR
Você deve praticar pelo menos duasvezes por dia, e a melhor ocasião é pela manhã e à tarde. Quando a noite setransforma em dia e o dia em noite, segue-se uma fase de relativa calma. Demanhã bem cedo e à tardinha são os dois períodos de tranqüilidade. Seu corpoterá uma igual tendência de se acalmar nessa hora. Devemos aproveitar essacondição natural e começar a prática. Adote como regra não comer antes de terpraticado; se fizer isso, a aguda força da fome quebrará sua preguiça. Na Índiaensinam as crianças a não comerem antes de terem meditado ou feito adoração eisto torna-se natural para elas, com o decorrer do tempo; um menino não sentiráfome antes de se banhar e praticar. (I. 144-45)

OREM, AGORA!
Repitam mentalmente:

Sejam felizes todos os seres;

Vivam em paz todos os seres;

Sejam abençoados todos os seres.

Façam isso dirigindo-se ao leste, aosul, ao norte e a oeste.

Quanto mais fizerem isso, melhor sesentirão.

Vocês irão verificar que o modo maisfácil de terem saúde é desejarem que os outros se tornem saudáveis, e o meiomais fácil de se sentirem felizes é fazerem os outros felizes. Depois de fazeristo, aqueles que acreditam em Deus deverão rezar - não por dinheiro, não parasua própria saúde, não pelo céu; orem pela luz e pelo conhecimento; qualqueroutra prece é egoística. (I. 145-146)


A PRIMEIRA LIÇÃO
Assente-se por algum tempo e deixe amente atuar. Simplesmente espere e observe. O conhecimento é poder, diz oprovérbio, o que é verdade. Até que você saiba o que a mente está fazendo, vocênão poderá controlá-la. Solte as rédeas; muitos pensamentos sujos poderãoaflorar; você ficará espantado como foi possível ter tais pensamentos. Masverificará que a cada dia as extravagâncias da mente se tornarão cada vez menosfortes e a cada dia ela se tornará mais calma.

Desista de toda argumentação e deoutras confusões.

Existe algo na árida tagareliceintelectual? Ela somente desequilibra e perturba a mente. As coisas dos planosmais sutis devem ser sentidas. Tagarelar fará isso? Assim, elimine todaconversa vã. Leia somente aqueles livros que foram escritos por pessoas queatingiram a realização. (I. 174, 176-77)

AGORA, PENSE!
Pense em seu próprio corpo e faça comque seja forte e sadio; é o melhor instrumento que você tem. Pense nele comosendo tão forte como um diamante e que, com o auxílio dele, você atravessará ooceano da vida. A liberdade nunca será alcançada pelos fracos. Lance fora todafraqueza. Diga a seu corpo que ele é forte, diga à sua mente que ela é forte etenha fé e esperança sem limites em você mesmo. (I. 146)

ALGUNS EXEMPLOS DE MEDITAÇÃO
Imagine uma flor de lótus acima de suacabeça, várias polegadas acima, com a virtude no seu centro e com oconhecimento como caule. As oito pétalas do lótus são os oito poderes do Iogue.Na parte interna, os estames e pistilos representam a renúncia. Se o Ioguerenunciar aos poderes exteriores ele conseguirá a salvação.

Assim, as oito pétalas da flor delótus são os oito poderes, mas os estames e os pistilos internos são a renúnciaextrema, a renúncia de todos estes poderes. Dentro da flor de lótus imagine oSer Dourado, o Todo Poderoso, o Intangível, Aquele cujo nome é “Om”, oInexprimível, rodeado por refulgente luz. Medite nisto.
Outra meditação é sugerida: Pense num espaço em seu próprio coração e que nesseespaço uma chama está queimando. Pense nesta chama como sendo sua própria almae que dentro desta chama existe outra luz refulgente que é a Alma de sua alma,Deus. Medite sobre isto, no seu próprio coração. (I. 192-93)

COMO ATINGIR A META
Pratique arduamente; se você viver oumorrer, isso não importa. Você tem de mergulhar e trabalhar, sem pensar noresultado. Se você for bastante bravo, em seis meses será um perfeito Iogue.Mas aqueles que se aplicarem só um pouco nisso, com mais um pouco de outrascoisas mais, não farão nenhum progresso. De nada adianta somente seguir umcurso de lições.
Para ter êxito, você precisa de ter uma tremenda perseverança, uma tremendavontade. "Eu beberei o oceano", diz a alma que persevera, "comminha vontade as montanhas vão desmoronar." Tenha aquele tipo de energia,aquele tipo de determinação, trabalhe duro e você atingirá a meta. (I, 178)

SEJA CAUTELOSO!
Todo movimento se dá em círculos. Sevocê pegar uma pedra e a projetar no espaço e então viver o suficiente, essapedra, se não encontrar nenhum obstáculo, voltará exatamente para sua mão.

Assim, como no caso da eletricidade ateoria moderna estabelece que a energia deixa o dínamo e completa o círculo devolta ao dínamo, assim também acontece com o ódio e o amor; eles devem retornarà fonte. Portanto, não odeie a ninguém, porque o ódio que emite deve, depois deum longo percurso, voltar novamente para você. Se você ama, aquele amor virá devolta para você, depois de completar o círculo. (I, 196)

O LAGO DA MENTE
Não podemos ver o fundo do lago, poissua superfície está coberta de ondulações. Somente podemos ter um relance deseu fundo, quando as ondas cedem e a água está calma. Se a água estiverbarrenta ou agitada todo o tempo, o fundo não será visto. Se estiver límpida ese não houver ondulações, veremos o fundo. O fundo do lago é o nosso Serverdadeiro; o lago é Chitta (o material da mente) e as ondas as Vrittis (ondasdo pensamento).

A mente tem três estados, um dos quaisé sombrio, chamado Tamas, encontrado nos brutos e nos idiotas; ele somente agepara prejudicar. Nenhuma outra idéia vem àquele estado mental. Então há oestado ativo da mente, Rajas, cuja motivação principal é o poder e o prazer."Serei poderoso e mandarei nos outros." Há, ainda, o estado chamadoSattva, serenidade, calma, no qual as ondas cessam, e a água do lago da mentetorna-se límpida. (I., 242-43)

A MENTE E SEU CONTROLE
A meditação é um dos grandes meios decontrolar o surgimento dessas ondas de pensamento. Pela meditação você podefazer com que a mente subjugue essas ondas e, se você prosseguir praticando ameditação durante dias, meses e anos, até que ela se transforme em hábito, atéque ela aconteça sem você perceber, o rancor e o ódio serão controlados edominados. (I., 242-43)

SEJA ALEGRE!
O primeiro sinal de que você está setornando religioso é quando você está se tornando alegre. Quando um homem estátristonho, isto pode significar dispepsia mas não religião.

Para o iogue tudo é bênção, toda facehumana que vê traz alegria para ele. Este é o sinal de um homem virtuoso. O quevocê acha dos rostos sombrios? São terríveis. Se você estiver com a caraamarrada, não saia nesse dia, encerre-se em seu quarto. Que direito tem você dedesfilar esta doença pelo mundo? (I., 264-65)

OS SINAIS DE UM IOGUE
"Aquele que não odeia ninguém,que é amigo de todos, que se compadece de todos, que não possui nada de seu,que está livre do egoísmo, que tem a mesma mente na dor e no prazer, que sempreperdoa, que está sempre satisfeito, que trabalha sempre na Ioga, cujo ser setornou controlado, cuja vontade é firme, cuja mente e intelecto foram dedicadasa Mim, este é Meu amado Bhakta (devoto). Aquele que não incomoda a ninguém, quenão pode ser perturbado pelos outros, que é isento de alegria, raiva, medo eansiedade, este é o meu Amado. Aquele que não depende de nada, que é puro eativo, que não faz diferença se vem o bem ou o mal, e nunca fica infeliz, quedesistiu de todos esforços para si mesmo; aquele que é o mesmo no elogio ou nacensura, dotado de mente silenciosa e pensativa, abençoado pelo pouco que possareceber em seu caminho, sem lar, pois o mundo todo é seu lar e que é firme emseus ideais, tal homem é o Meu amado Bhakta." Estes, somente, tornam-seiogues. (I., 193)
  

E então?? Vamos meditar? 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda