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quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Concentração e Incorporação


(Acredito que a concentração é o ponto chave para uma boa incorporação)

Uma das dificuldades dos integrantes das reuniões mediúnicas dizrespeito à concentração.

        A capacidade de controlar, direcionar e manter o pensamento dentro dasfinalidades da reunião é, para a maioria, um esforço muito grande e que nemsempre dá bons resultados. Não raro os pensamentos se dispersam, fixam-se emfatos do dia-a-dia e acabam por tornar alguns sonolentos, enquanto outros estãodistraídos e longe dos objetivos propostos para um trabalho sério. Algunspoucos, então, conseguem uma boa concentração e estes sustentarão os trabalhosprogramados, porém, como é óbvio, sem alcançar melhor produtividade devido aosbloqueios vibratórios existentes no ambiente.

      A nossacultura ocidental não dá ênfase à necessidade do controle mental, pois éfundamentada em uma mentalidade racional, extremamente prática, extrovertida eimediatista valorizando a horizontalidade da vida terrestre, exatamente opostaao Oriente, cuja mentalidade se estrutura de forma intuitiva, mística eintrovertida e que realça a essência espiritual do ser humano, incentivando abusca da verticalidade.

Nos últimos tempos tem-se notado um sensível aumento no interesse poralgumas práticas orientais, ressaltando-se a meditação, cujos benefícios estãosendo procurados pelos ocidentais, que despertaram para a necessidade de umabusca interior, ou seja, o autoconhecimento.

A concentração que é praticada nas reuniões mediúnicas, evidentemente,tem conotações próprias e não deve ser tomada aqui como as realizadas naspráticas orientais, embora os aspectos semelhantes nas suas bases, quais sejama disciplina mental, o controle e equilíbrio dos pensamentos. Exatamente porterem estes mesmos fundamentos é que citaremos algumas definições de autores doOriente, visto que a sabedoria oriental é multimilenar e pode beneficiar-nossobremaneira através desses pontos comuns.

Concentração - Conceito: Concentrar, segundo o dicionário Aurélio,significa "fazer convergir para um centro ou para um mesmo ponto. Aplicara atenção a algum assunto".

Um autor oriental, Mouni Sadhu, esclarece que o poder de concentraçãoconsiste na "habilidade para manter inabalavelmente sua percepção sobre umtema escolhido, pelo tempo que você decidir continuar com ele" (Do livro"Meditação").

É exatamente essa capacidade de concentrar nos objetivos da reunião mediúnicaque irá favorecer a realização dos trabalhos.

Leon Denis, em sua magistral obra "No Invisível", alerta:

"Conforme o seu estado psíquico,os assistentes favorecem ou embaraçama ação dos Espíritos"

Dificuldades de Concentração

Deixamos a palavra com Leon Denis, que assinala o motivo principal da dificuldadede concentrar:

"Namaior parte dos homens os
pensamentosflutuam sem cessar.
Suamobilidade constante e sua
variedadeinfinita pequeno acesso
oferecem àsinfluências superiores.
É precisosaber concentrar-se, pôr
o pensamentoacorde com o
pensamentodivino.(...)"
("OProblema do Ser, do Destino e da Dor", cap. XX)

A reunião mediúnica apresenta ainda outras conotações que são peculiaresao tipo de atividade que ali se desenvolve.

Assim, a dificuldade de concentrar-se nos objetivos elevados que oexercício da mediunidade requer é resultado da pouca prática que a maioria daspessoas têm de fixarem seus pensamentos em assuntos edificantes, em ideais e idéiasnobres durante o seu dia-a-dia. Estão com a mente sempre ocupada pelosproblemas e questões do cotidiano, por coisas supérfluas e interessesimediatistas, pelo noticiário e programa da TV, por literatura e músicas teorinferior, por conversações extremamente banais e irresponsáveis, e não conseguemesvaziá-la desses assuntos para dar campo às influências benéficas dosEspíritos Superiores, dos Mentores que assessoram os trabalhos.

Ensina Leon Denis:

"Aspreocupações de ordem material criam correntes
vibratóriashorizontais, que põem obstáculo às radiações
etéreas erestringem nossas percepções. Ao contrário,
a meditação,a contemplação e o esforço constante
para o bem eo belo formam correntes ascensionais,
queestabelecem as relações com os planos superiores
e facilitama penetração em nós deo eflúvios divinos ".

A importância da concentração mediúnica

"Nesse sentido, consideremos a concentração mental de modo diversodos que a comparam a interruptor, de fácil manejo que, acionado, oferecepassagem à energia comunicante, sem mais cuidados... A concentração, por issomesmo, deve ser um estado habitual da mente em Cristo e não uma situação passageirajunto ao Cristo".

Nossos pensamentos têm determinado teor vibratório, de acordo com ossentimentos que os tipificam.

É imprescindível compreendermos que o pensamento é energia viva"construindo paisagens ou formas e criando centros magnéticos ou ondas,com os quais emitimos a nossa atuação ou recebemos a atuação dosoutros(Emmanuel - "Roteiro", cap.28).

Este é o processo natural de sintonia e que predomina no curso de nossaexistência.

Nas tarefas mediúnicas esta sintonia apresenta peculiaridades próprias.É essencial que exista uma afinizaçào, uma sintonia entre os participantes paraque se estabeleça uma sincronia de forças, a conhecida "correntevibratória".

Pode-se inferir, desde agora, o quanto é importante a concentraçãoindividual, visto que a qualidade dos trabalhos de intercâmbio dependefundamentalmente da participação consciente e responsável de cada um.

Recordemos Leon Denis, quando leciona a respeito:

"São favoráveis as condições de experimentação quando o médium e osassistentes constituem um grupo harmônico, isto é, quando pensam e vibram emuníssono. No caso contrário, os pensamentos emitidos e as forças exteriorizadasse embaraçam e anulam reciprocamente..."(No Invisível)

Ele acrescenta ainda que o médium em meio a essas correntes contráriasfica bloqueado, sem condições de atuar mediunicamente ou bastante prejudicadona filtragem das mensagens.

Em "O livro dos Médiuns", o Codificador ressalta a necessidadeda concentração ao referir-se à reunião como um ser coletivo, resultante dasqualidades e propriedades de seus membros e esta tanto mais força terá quantomaior homogeneidade vibratória houver. Ele afirma que o poder de associação dospensamentos de todos é que contribuirá para a comunicação dos Espíritos,"mas a fim de que todos esses pensamentos concorram para o mesmo fim,preciso é que vibrem em uníssono; que se confundam, por assim dizer em um só, oque não pode dar-se sem a concentração"(Item 331).

Portanto, cada participante precisa estar consciente de sua contribuiçãopara que haja êxito nas atividades programadas pela Espiritualidade Maior.

João Cleófas (Espírito), m seu excelente livro "IntercâmbioMediúnico", desenvolve o pensamento de Kardec e Denis, em linguagemmoderna:

"A média que resulta das fixações mentais dos membros que constituemo esforço da sessão mediúnica oferece os recursos para as realizaçõesprogramadas.

A concentração individual, portanto é de alta relevância, porque a menteque sintoniza com as idéias superiores vibra em freqüências elevadas"

Como Obter uma boa Concentração

A concentração não requer um esforço físico. Pessoas que tentamconcentrar franzindo a testa, fechando os olhos com força ou denotando qualqueroutro tipo de tensão muscular não alcançarão a finalidade a que se propõem.

Ao contrário do que imaginam, a concentração exige um relaxamento epassa por alguns estágios, quais sejam:

1. Relaxamento - O relaxamento do corpo físico serve para preparar efavorecer a calma, a tranqüilidade interior.

2. Abstração - Abstrair-se do mundo exterior, de tudo ao seu redor.

3. Interiorização - Fazer silêncio interior, abstraindo-se também dosconteúdos psicológicos(emoções, pensamentos, imagens, lembranças, etc).

4. Fixar a mente - A mente se fixa e a atenção volta-se exclusivamentepara o objetivo da reunião.

5. Aquietar a mente - Neste ponto a mente se aquieta e, no caso dosmédiuns, oferece espaço para a sintonia mental com o Espírito que irátransmitir a comunicação.
Afirma Joãode Cleófas:

"A concentração, é, pois, a fixação da mente numa idéia positiva,idealista, ou na repetição meditada da oração que edifica, e que, elevando opensamento às fontes geradoras da vida, dá e recebe, em reciprocidade,descargas positivas de alto teor de energias santificadoras."(IntercâmbioMediúnico)

Pensamentos Intrusos

Todos os que se iniciam nos exercícios de concentração ou de meditaçãopercebem que é difícil controlar os pensamentos e que, com freqüência, vêem-seassaltados por pensamentos intrusos, inconvenientes e inoportunos.

Deixemos a lição a respeito com um dos mestres orientais:

"No início toda a sorte de maus pensamentos podem ocorrer, selevantarão na sua mente. Você se sobressaltará.

Ficará atormentado. Isto é um bom sinal. É sinal de progressoespiritual. Voe está evoluindo espiritualmente. Esses pensamentos, com acontinuidade (dos exercícios), morrerão com o tempo". (Trechos do livro"Concentração e Meditação", de Swami Sivananda).

Ele também aconselha que a pessoa não lute contra a sua mente durante aconcentração.

O mais acertado é aceitar com tranqüilidade e estabelecer o hábito deretorno, isto é, retornar aos objetivos propostos.

No livro de Mira y Lopes, "Curso Prático de ConcentraçãoMental" o autor refere-se ao"hábito de retorno", paradisciplinar a mente.

André Luiz, sintetizando o esforço que os integrantes dos gruposmediúnicos devem realizar, anota em seu livro "Os Mensageiros" apalavra de Aniceto, relativa ao nosso tema:

"Boa concentração exige vida reta. Para que os nossos  pensamentos se congreguem uns aos outros,fornecendo o potencial, de nobre união para o bem, é indispensável o trabalhopreparatório de atividades mentais na meditação de ordem superior. A atitudeíntima de relaxamento(este termo tem neste contexto o significado de descaso),ante as lições evangélicas recebidas, não pode conferir ao crente, ou aocooperador, a concentração de forças espirituais no serviço de elevação tão-sóporque estes se entreguem apenas por alguns minutos na semana, a pensamentos compulsóriosde amor cristão.(...)."(Cap. 47)

A Doutrina Espírita é um convite permanente à transformação moral,levando a um processo natural de auto-descobrimento e propiciando condiçõespara a realização desse encontro pessoal. Toda essa mudança, quando ocorrenaquele que já interiorizou os princípios espíritas, denota um amadurecimentoque favorece a uma nova compreensão da vida e a uma necessidade premente dabusca da verticalidade. Quando existe essa conscientização o indivíduo torna-secônscio de usas responsabilidades procurando, então, adquirir hábitosequilibrados, o que irá favorecer a sua concentração enquanto integrante de umgrupo mediúnico.

Deixemos com Emmanuel a palavra final:

"Receberás, portanto, variados apelos, nascidos do campo mental detodas as inteligências encarnadas e desencarnadas que se afinam contigo,tentando influenciar-te através de ondas inúmeras em que se revela a gamainfinita dos pensamentos da Humanidade, mas se buscas o Cristo, não ignoras emque altura lhe brilha a faixa." ("Seara dos Médiuns", Faixaspág. 125).

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