Saravá, Motumbá, Kolofé e Mukuiu são saudações.
Mukuiu é um pedido de bênçãos (para a nação Bantu e para as Umbandas derivadas) a resposta é Mukuiu N´Zamby (que Deus te abençoe). Para os Jejê e també, Ketu (e Umbandas derivadas), o pedido de benção será Kolofé e a resposta Kolofé Olorum.
Entre os grupos Nagôs (yorubás) a temos a saudação Motumbá, e a resposta é Motumba Axé, mas essa normalmente um significado mais específico.
Saravá ficou uma saudação genérica entre a maioria das casa de Umbanda, independente da sua derivação.
Algumas correntes Umbandistas também usam o Namastê, que siginifica: “o Deus que habita em mim, sauda o Deus que habita em você”. Palavra pequana, mas de um grande significado.
Outras saudações:
Êpa Babá – saudação ao Orixá Oxalá significando: olá, com admiração e espanto, ao ancestral dos ancestrais.
Okê! Okê Arô! – saudação ao Orixá Oxossi significa Autoridade, rei, que fala mais alto, ou seja salve o Rei que é aquele que fala mais alto.
Ogum iê! – saudação ao Orixá Ogum, significando salve Ogum.
Epa Hei – saudação a Orixá Iansã e significa falar com espanto Olá. Esse espanto de grandeza de admiração ao ver o Orixá e dizer a ele Olá Iansã, Olá Oiá.
Ora Aie Ie o – Aieieo – Saudação a Orixá Oxum e significa salve a benevolente mãezinha.
Odoia ou Odociaba – saudação a Orixá Yemanjá e significam Mãe das águas.
Atotô – saudação para o Orixá Omolu, significando “Silêncio! Ele está aqui!”.
Saluba Nanã– saudação a Orixá Nanã Buruquê, cujo significado é: “nos refugiamos em Nanã” ou salve, a senhora do posso, da lama”..
É para as Almas ou Adorei as Almas – saudação que fazemos aos Pretos-Velhos.
Kaô kabecilê! (ou Kaô kabecilê obá) – Saudação ao Orixá Xangô que significa – venham ver (admirar, saudar) o Rei (Alteza) da Casa.
Laroyê, Exu! Exu é mojubá! – Mensageiro, Exu! Exu a vós meus respeitos!
Oke Aro ou Oke Ode ou Oke Oxossi – Salve, aquele que grita, brada; Sale, o caçador; Salve, Oxossi. També usado como saudação aos Caboclo (Oke, Caboclo).
Xeto, Matomba Xeto – Usada para Goiadeiros. Salve, aquele que tem braço forte, pulso forte.
Mojubá – significa respeito, os meu respeito. Uma saudação em que a pessoa externa seus respeitos a outra pessoa, orixá ou entidade.
Existem outras saudação e expressões inerentes a rituais e outros, empregados em diversos seguimentos de Umbanda que existem por ai.
Fonte: religiaoespirita.com
2 comentários:
Oh! Sempre! Todos os Benditos Orixás (desde: Oxalá, até Exú)! Sempre! Saravá, Salve! Ave! Namastê! Shalom! Viva! Laroiê! Sempre! Malê Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Sempre! Infinita, Eternamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de todo e do fundo, de meu coração e minha alma, por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Sempre! Axé, Axé, muito Axé!...
Oh! Sempre! Todos os Benditos Orixás (desde: Oxalá, até Exú)! Sempre! Saravá, Salve! Ave! Namastê! Shalom! Viva! Laroiê! Sempre! Malê Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Sempre! Infinita, Eternamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de todo e do fundo, de meu coração e minha alma, por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Sempre! Axé, Axé, muito Axé!!!...
Postar um comentário