Seguidores e Amigos da Umbanda

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Imagens na Umbanda.


Porque a Umbanda adota imagens?

Isto caracteriza idolatria?

Essa é uma das principais dúvidas dos umbandistas, e um dos pontos em que mais somos criticados por evangélicos e kardecistas.

Por isso esclareçamos:
a Umbanda não adora imagens, pois sabe perfeitamente que são apenas objetos confeccionados pelas mãos de artesãos ou fabricantes de artigos religiosos.

Idolatrar significa reconhecer em uma imagem a própria divindade, atribuindo a ela poderes sobrenaturais.

Nenhum umbandista esclarecido acredita que uma imagem tenha vida própria, e se as mantém em seus congás (altares), é por mera veneração, respeito e para ter alguma fonte de inspiração, quando precisam se concentrar para entrar em sintonia com a vibração dos Orixás ou Guias Espirituais.

No atual estágio evolutivo em que o homem se encontra, é extremamente difícil para ele abstrair totalmente os seus pensamentos, precisando de modelos materiais que lhes ajudem a "plasmar", no campo mental, as suas manifestações de fé.

As imagens, mesmo que bastante imprecisas, conforme atestam inúmeros videntes, atingem de certa forma este objetivo, ajudando os médiuns a contactar os seus mentores durante os trabalhos espirituais, ou mesmo no ato de fazer uma simples oração.

Isso aliás não ocorre apenas na Umbanda: no catolicismo, no budismo, no hinduísmo e até mesmo no Kardecismo, haja vista que muitos centros mantém nas paredes retratos de Jesus, Bezerra de Menezes, André Luiz etc.

Não seriam estas gravuras também imagens religiosas?

E nos Templos Evangélicos, não existem representações de cruzes, passagens da Bíblia ou da própria Bíblia?

"Retirai a trave que obscurece teus próprios olhos, antes de enxergar o cisco nos olhos alheios"
- Jesus de Nazaré.

FONTE :www.ceurubatan.hpg.ig.com.br

3 comentários:

Suely pinturas disse...

Família Aruanda, muita paz e muita luz!
Meu nome é Suely,(do blog Suely pinturas); sou kardecista há uns 14 anos ou mais,tinha pré-conceito contra a umbanda(proveniente da ignorância)depois de ler o livro"tambores de Angola"deixei de ser ignorante e me interessei por conhecer a Umbanda,(essa umbanda séria, porque acho que no fundo todo mundo tem contato com terreirada de quiúmba e acha que é tudo a mesma coisa).Conheci esse blog através do !Espiritualizando com a umbanda,gostei muito da reportagem do lixo e essadas imagens, muito bem esclarecida.Fico pensando...Eu gosto de pintar, o homem das cavernas começou a se comunicar pintando o que ele via, os animais,etc; entâo...as imagens fazem parte de nós, humanos...da nossa forma de se expressar...Quem fica criticando é que tem "problema"!O nosso querido Chico sempre foi tão tolerante...Devemos observar mais e aprender com ele,não é?!Abraço,paz e bem!

Anônimo disse...

Saravá, Salve! Ave! Viva! Todos os Benditos Orixás (desde: OXALÁ, até Exú)! Malê, Maleime (Maleme, Malembe), Agô! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Peço-Vos, que eu tenha: Paz, Saúde, Proteções (muitas), a mim! Sempre (Mesmo)! Amém! Assim Seja! Assim Se Faça! Axé, Axé, muito Axé!!!...

Anônimo disse...

Oh! Sempre! Todos os Benditos Orixás (desde: Oxalá, até Exú)! Sempre! Salve! Saravá! Ave! Namastê! Viva! Shalom! Sempre! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Sempre! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de todo e do fundo, de meu coração e minha alma, por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Peço-Vos, que eu tenha: Energias, Forças, Poderes (muitos, até demais), a mim! Sempre (Mesmo)! Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Axé, Axé, muito Axé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda