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segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A Umbanda – Por Fátima Damas



Umbanda é um movimentoreligiosos que veio revigorar a mensagem de Cristo falando de perto ao coraçãodos mais necessitados material e espiritualmente, induzindo-os mediante apalavra amiga dos Caboclos e dos Pretos Velhos à prática das normas evangélicase, através da solução dos problemas de ordem material mais aflitivos,reconduzí-los aos caminhos da fé.

É hoje um Culta-ciênciapor encontrar na Física Quântica explicações para inúmeros fenômenos e porquese baseia na absorção das vibrações provindas de um espaço cósmico infinitoatuantes sobre determinadas fontes de nosso planeta.

Exemplificando: a vibração que vem do alto numa forma de energiaque atua sobre as águas do mar. Esta vibração denomina-se Yemanjá.  Atuando sobre as rochas e trovões, denominamosXangô etc.

Oxalá - vibração do ar (simbolizando o sopro da vida);
Yemanjá - vibração do mar;
Xangô - vibração das rochas;
Ogum - vibração das estradas, dos caminhos;
Oxum - vibração das cachoeiras, rios, lagos;
Oxossi - vibração das matas;
Iansã - vibração dos ventos e raios;
Obaluaiê - vibração da terra;
Nanã - vibração dos rios e pântanos.

A Umbanda é um Culto depropósitos religiosos, embasada no Cristianismo. É filosófica e é constituídade três partes distintas: tradicionalista ou africanista; doutrinária;iniciática ou esotérica/exotérica.

Tradicionalista ouAfricanista: é a parte que estuda aUmbanda de raiz, como o Omolocô, religiões tribais, mistura de nações.

Doutrinária: é a parte que estuda os fenômenos da mediunidade eo Kardecismo, sem o qual não haveria o conhecimento da Lei do Karma.

Iniciática ou Esotérica:é a parte oculta destinada e reservada ao homem queestá se preparando ou que já está em condições de receber a Luz da Iniciação.Atua nos poderes internos dos indivíduos ou das coisas.

Exotérica: Como religiosa, destina-se aos adeptos segundo seuaperfeiçoamento, mentalidade e cultura. Atua nos poderes externos (em torno)dos indivíduos e das coisas.

A Umbanda é umacongregação de espíritos evoluídos e involuidos, nos níveis superiores einferiores do Plano Astral. Sua cúpola orientadora busca suavizar e contribuirpara a evolução dos irmãos mais atrasados ainda nos níveis inferiores daespiritualidade e no plano físico. Como culto apresenta-se de forma racional,de maneira que qualquer adepto, desde que raciocine, compreenda sua estrutura esuas prioridades, das quais a mais importante é a evolução do homem e dosespíritos atrasados através da prática da caridade. Umbanda tem seus cultospróprios, reverenciando Zambi em primeiro plano e abaixo, os Orixás,Mensageiros, Guias, Falangeiros e os Espíritos de um modo geral.

Tem seus rituais noscampos vibratórios dos Orixás: matas, cachoeiras, pedreiras, cemitérios, rios emares. Umbanda não tem Orixás; tem Guias e Protetores. Como filosofia seu campoé imenso, incluindo principalmente o fato de ensinar o homem a viver por seuspróprios meios e a aprender a preservá-los evitando permanecer na eternadependência dos outros.

Todavia, a Umbanda queora praticamos, embora eclética, é liberta de muitos dos seus elos com outrasreligiões ou filosofias. Livre de práticas e mitologias passadas renasceu nesteinício de século aqui no Brasil, crescendo desde então, dia a dia.

Umbanda é manifestaçãodivina, culto de caráter místico-religioso, projetada pelo Plano Astral noBrasil, com fundamentos na caridade. É uma vibração de amor transmitida pelasEntidades.

A Umbanda traz mensagemprópria e adequada à índole do nosso povo. Mensagem de esperança para uma massasofrida, desejosa de um caminho iluminado para estes dias turvos e cinzentos namatéria, além de uma chance de redenção junto à Divindade.

Sabiamente, a matériaprima desse mesmo movimento é constituída de uma multidão de almas valorosas,resignadas, tolerantes, leais e trabalhadoras.

Elas não são inquietasporque confiam cegamente no poder maior e no roteiro de serviço que lhes foientregue pelos Superiores da Cidade de Aruanda, uma das muitas moradasdo Pai.

Muita Paz.

Por FátimaDamas

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O que é o Passe?



Éuma forma de transmitir energias de uma pessoa para outra, geralmente porimposição das mãos.

Aimposição de mãos é uma técnica para o benzimento, o magnetismo e o passe.

Entende-sepasse como o influxo de energias de uma pessoa para outra encarnada oudesencarnada.

Opasse pode ser magnético no que tange a sua qualidade e maneira de sertransmitida, mas, de maneira geral, entende-se que quando usa-se o termomagnético é a energia animal, ou apenas do ser humano que está sendodispensada.

Quandotratamos de passe espiritual é a energia do espírito que está sendo emanada. Naverdade, o passe mais adequado é o misto quando as energias do homem e doespírito estão associadas.

Paranós, Umbandistas podemos ir um pouco mais fundo sobre esse assunto.

Ospasses são a movimentação das Vibrações Cósmicas, que circundam à tudo e àtodos no Universo. Subdividem-se em 7 (sete) tipos primordiais:

1 e2 - DESCENDENTES FRONTAIS e CRUZADOS POSTERIORES
OPasse Descendente Frontal, destina-se a eliminar o reflexo negativo dos plexosmateriais, o que faz baixar qualquer incidência na doença física. Por ser ochakra na parte posterior (costas), esse tipo de passe deve ser aplicado porEntidade incorporada ou por médium passista assistido por uma, sendoacompanhado por um passe Cruzado posterior cruzando-se da esquerda para adireita, de cima para baixo, a partir do Chakra Cervical.

3 e4 - DESCENDENTE POSTERIOR e CRUZADO FRONTAL
OPasse Descendente Posterior destina-se a eliminar a corrente espiritualnegativa, o que faz baixar a incidência negativa espiritual espúria, eliminandointerferências nocivas. Esse Passe deve ser aplicado por Entidade incorporadaou por médium passista assistido por uma, sendo acompanhado por um PasseCruzado Frontal cruzando-se da esquerda para a direita na retirada dos miasmasfluídicos e a seguir, da direita para a esquerda, para reavivar a salutarinfluência do fluído animal, que fará equilibrar a força de vida.

5 e6 - DIVERGENTES e CONVERGENTES (vide Nota 1)
OsPasse Divergentes e Convergentes são essencialmente Espirituais; destinam-seexclusivamente à doenças espirituais e suas conseqüências materiais. Devem sersempre aplicados em conjunto, começando pelos divergentes, que destinam-seexclusivamente a diluir, dilacerar, espargir toda a cúpula magnética maléficaem torna dos Chakras principais (coronariâno e frontal), seguidos dosconvergentes que irão atrair, convergir, agrupar e aglutinar, enfim enfocarsobre os ditos Chakras toda a Força Vibracional do Astral Superior.

7 -MAGNÉTICOS (vide Notas 2 e 3)
OsPasses Magnéticos servem tanto para doenças físicas e/ou espirituais. Podem seraplicados por Entidade incorporada, mas a maior parte das vezes é aplicado pormédium passista em vigília, que transmite reforço espiritual ou força vitalmaterial através de suas mãos voltadas em direção aos órgãos ou locaisafetados, dos que necessitam se submeter à esse tipo de passe.

NOTAS
1:estes dois passes só poderão ser aplicados por Entidade incorporada com Coroa, esem colocar as mãos do seu aparelho (médium), sobre a cabeça do Ser em trabalhode passe.
2:este tipo de passe é muito usado pelos participantes de Mesas Kardecistas, pelaIgreja Messiânica com o nome de comunicação (Jorey), pela Perfect Liberty etambém por rosacrucianos, cabalistas da Alta Esfera, além de todos os núcleosdo Oriente.

NaUmbanda são também utilizados na parte espiritual, quer individualmente quer emCúpula Magnética, onde são feitas transmissões diretas de forças espirituaispositivas para o alento e reforço das forças exauridas, a quem são aplicados.

Fonte:Vera Perdigão & Aurea Oliveira

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Desenvolvendo A Clarividência



Possuir afaculdade da visão espiritual é desejo de muitos e, sob certas condições, elapode ser desenvolvida. Nessa matéria, que termina com instruções de Anfaten, deAndrômeda, você conhecerá todas as implicações do assunto.

Aclarividência é a capacidade de ver com clareza. É a visão da própria alma, quepercebe a realidade num nível mais amplo e elevado. Seu surgimento éconsequência natural do desenvolvimento espiritual humano na medida em que apessoa devota-se ao crescimento interior e aproxima-se de estados deconsciência sutis.

Há uma grandediferença entre clarividência e vidência. O vidente capta lampejos e impressõesdo que se passa no plano astral, sejam fatos que estão acontecendo nesse plano,formas-pensamentos de outros seres, projeções criadas pelas forças negativaspara atrapalhá-lo em seu desenvolvimento espiritual ou, muitas vezes, ospróprios desejos na forma de alegorias, às vezes, de difícil compreensão paraele mesmo. A vidência é muito sujeita a distorções. É um sentido extra físicoque não conduz, necessariamente, a uma compreensão elevada da realidade.

Muitas vezes,a pessoa que tem o dom vidência não o percebe por um longo tempo e normalmenteo tem desde pequena. Isso faz com que ela acredite que a visão astralcorresponde à realidade. Por tê-la como algo natural, ela não se esforça paramelhorar seu desempenho ou compreender como a vidência se processa para melhorinterpretá-la. Somente o trabalho interior e o desenvolvimento espiritual podemconduzir à percepção da realidade.

Abertura davisão astral - Descrevemos um exercício que poderá auxiliá-lo nodesenvolvimento de habilidades que propiciem a abertura da visão astral - aqual pode ser direcionada, posteriormente, para a clarividência.

Escolha umlocal e horário (de preferência, à noite) em que possa ficar sozinho e não serperturbado. Durante 15 minutos, você vai olhar para a sua imagem refletida noespelho. Ele não precisa ser muito grande - apenas o suficiente para refletir orosto - e estar a 70 ou 80 cm. de distância de você. Cuide para que o rostoseja completamente iluminado, sem a presença de sombras. Se você usa óculos,não é preciso tirá-los.

Relaxe omáximo possível e inicie o exercício apelando ao seu Eu Superior algo como"despojo-me do meu ego e entrego-me à Sua sabedoria para que conduza todasas minhas ações e a minha vidência". Repita o apelo mentalmente no mínimosete vezes para obter o efeito do despertamento da sua visão. Concentre todasua atenção na imagem refletida no espelho, como se quisesse penetrá-la. Suaconcentração deve ser tão intensa que você não possa evitar de murmurar"minha alma, quero vê-la".

Sua introduçãono mundo astral por meio da vidência pode surgir de diversas formas: tornar-seintermitentemente consciente das cores brilhantes da aura humana; ver rostos,paisagens ou nuvens coloridas diante dos olhos, no escuro, antes de dormir ouem estados expandidos de consciência; sentir uma presença invisível ao seulado; ver ou ouvir coisas para as quais os outros são cegos e surdos; terrecordações cada vez mais nítidas das experiências vividas em outros planosdurante o sono.

Quando umapessoa está começando a sensibilizar-se para a vidência astral, poderáocasionalmente ter sensações de medo. Isso advém da hostilidade de forçasvibracionais que agem no astral e, em parte, dos muitos elementais artificiais(formas-pensamento negativas) nutridos pela mente humana. Por isso, ela deve sempresolicitar a ajuda de seu Mentor ou Guia Espiritual, quando empreender umaatividade de vidência.

Preparando aclarividência- É necessário ter prática para liberar-se da distorção produzidapor seus próprios pontos de vista, de forma a poder observar claramente osepisódios etéricos. Mesmo aqueles que vêem nitidamente no astral, ficam àsvezes confusos e estonteados para compreender ou recordar as visões e poucosconseguem traduzir suas lembranças para a linguagem do plano físico.

Portanto, omelhor é trabalhar para expandir sua capacidade perceptiva de formaespiritualmente elevada, procurando movimentar as energias de seus chacrasfrontal e laríngeo até o cardíaco para obter a qualidade da clarividência.

Um métodoseguro para desenvolver a clarividência é a meditação. Por meio dela, pode-seadquirir extrema sensitividade, equilíbrio, sanidade e saúde. A prática dedeterminados tipos de meditação constrói níveis superiores de matéria noscorpos sutis.

Para obterêxito na meditação é fundamental a correta colocação dos olhos, que devem ficarvoltados para dentro (como nas pessoas vesgas) e para cima. Nessa situação,estamos focalizando um espaço interior da aura, localizado à frente da testa,chamado de papila ou ponto cego. Trata-se de região não em que não há célulassensíveis à luz, apenas terminais nervosos. Quando os olhos são virados paradentro e para cima, as papilas emitem suas energias diretamente através doChacra Frontal, um exercício muito profundo para agilizar a visão etérica.

Para manter osolhos nessa posição é preciso exercitar os músculos que o movimentam. Duranteuma semana, duas vezes por dia, gire os olhos 10 vezes em sentido horário e 10em sentido anti-horário; em seguida, fixe-os por alguns instantes nos extremosdas órbitas (cima, baixo e lados).

Preparoespiritual - Como frisamos anteriormente, a captação da realidade sutil sem odevido desenvolvimento espiritual traz uma série de mal-entendidos. Paratorna-se um bom clarividente, é preciso fazer ainda mais do que os exercíciosque nós descrevemos. Rudolf Steiner, na obra O Conhecimento dos MundosSuperiores, fala das qualidades que o homem terá de adquirir a fim de ascenderao conhecimento superior: discernimento entre realidade e aparência, verdade emera opinião; correta avaliação do verdadeiro em relação à aparência; controledos pensamentos e das ações, perseverança, tolerância, fé e equilíbrio; e amorà liberdade interior.

Nessa prática,o desenvolvimento espiritual caminhará de maneira que a clarividência se mostrelimpa, objetiva e sem as distorções provenientes de nosso interior aindadesalinhado.

Perguntamos aoMentor Anfaten, como ele vê a questão da visão espiritual e como ela pode serdesenvolvida.

- É corretocomparar a sensibilidade instintiva dos animais com o sentido humano davidência ou percepção da realidade no plano astral?

Mentor: Osanimais possuem, em graduações diversas, a percepção muito aguçada a níveis nãofísicos, porém isso se realiza somente no campo da percepção. Possuem, dependendoda espécie, capacidades auditivas e visuais tanto quanto olfativas muitoaguçadas, portanto percebem a aproximação de seres da quarta dimensão, mas aníveis bastante inferiores que os dos humanos pois funcionam os seus sentidosem patamares somente vibracionais. Os animais percebem algo de anormal no camposensório, mas não possuem nenhum sentido de visão propriamente ditasuprafísica, ou seja, além da visão física.

A visãoextra-física humana se processa em todo o campo astral tomado pelo corpo espiritual.É como se todo o corpo espiritual se transformasse em um grande olho acima,embaixo, na frente, nas costas, dos lados, como se fosse uma grande câmeramóvel de 360 graus. A visão é total da área ocupada pelo espírito. Na audição,o processo é semelhante, como um grande ouvido voltado para todas as direções.Quanto ao campo mental, é um pouco mais delicado, pois depende diretamente donível evolucional daquele ser. As capacidades supra-físicas no mundo sutilestão sempre ligadas a condições evolutivas daquele espírito em especial. Porisso, o campo da visão astral está ligado diretamente ao espírito. Dessa forma,os animais ficam na percepção vibratória e não espiritual.

A vidência éum assunto muito complicado e bastante profundo, pois está ligada diretamente àcapacidade evolutiva de cada ser, isto em termos da visão espiritual volitiva,isto é, que depende da vontade da própria pessoa. Não falamos de vidência comopequenos flashes, tratamos aqui do domínio completo da visão no mundo sutil.

- A manifestaçãodessa faculdade está associada à condição encarnatória dos seres?

Mentor - Todosos seres do planeta Terra trouxeram em seu bojo a possibilidade da vidênciaastral, porque, em primeiro lugar, foram formados no campo espiritual e,posteriormente, na matéria. Como a vidência está situada no espírito e não nofísico, todos possuem essa capacidade primordial básica, porém o caminhoescolhido por cada ser humano depende da própria vontade e de seulivre-arbítrio.

Desce oespírito, adensando-se na matéria, através dos mundos mais densos: minerais,vegetais e animais. A partir do momento em que a essência espiritual seindividualiza, surge o livre-arbítrio. Então, a escolha de um caminho evolutivomais rápido e mais claro proporciona uma colaboração mais presente da parteespiritual do ser. Alguns escolhem os campos mais baixos da matéria densa e,trazendo com isso grandes perturbações em sua área emocional, distanciam-se desua contraparte espiritual. Por isso, perdem o melhor: permanece escondida asua capacidade de vidência astral.

Paradeterminados seres, no entanto, como programação evolutiva, como ajuda, permiteo plano espiritual que venham com parte da vidência astral desvelada. Paraesses, o sentido de ver no mundo supra-físico é uma chamada ao mundoespiritual, para que se lembrem que são muito mais do que a matéria física.

- Como vê asdiferenças entre clarividência e visão astral?

Mentor - Uma écomplementar à outra. A vidência é como acender e apagar a luz de uma sala. Avisão é rápida e também pode ser de formas-pensamentos. Como acende e apaga aluz do mundo espiritual muito rapidamente, não tem tempo de perceber o que é arealidade do mundo sutil ou o que é uma captação de pensamentos dos diversosseres. A clarividência, no entanto, é o sentido da vidência muito ampliado. Éacender a luz e contemplar todos os detalhes da sala, os móveis, a janela, adisposição das portas, o chão, as paredes, o teto e também as pessoas que estãona sala. Como no mundo sutil, em suas diversas dimensões, não existe otempo-espaço como vocês o entendem,e o clarividente pode perceber o passado, opresente e o futuro, tudo junto.

O processo devidência e clarividência é similar. A vidência é muito rápida e, na maioria dasvezes, não depende da vontade da pessoa. Na clarividência, porém, o sentido dever é muito mais amplo, muito mais longo e está bastante ligado com a vontadedo ser. A clarividência também é acompanhada de uma ampliação dos sentidosauditivos e mentais. Há uma melhor coordenação dos sentidos da visão, daaudição e da mentalização. Já na vidência, a ampliação da capacidade dessessentidos é quase inexistente.

- Poderia nosindicar exercícios para a desenvolver a vidência e a clarividência?

Mentor - Vocêterá dois estágios: o primeiro da vidência e depois o da clarividência. Rarossão os seres que já passam direto para a clarividência, é como se elaprecisasse ser aprendida. Vamos iniciar pela vidência. Os exercícios derelaxamento e meditação irão ajudar bastante para a tranqüilidade e harmoniainteriores exigidas para essa capacidade sensitiva.

Coloque-se emestado de relaxamento e escolha uma cena sobre a qual trabalhar: pode ser umtrecho da sala onde se encontra, uma foto, um desenho ou o que desejar,inclusive um objeto. Então, relaxe e ponha-se em harmonia com o seu interior.Em seguida abra lentamente os olhos, contemple a cena por um ou dois segundos, fecheos olhos e remonte mentalmente tudo o que viu, com a maior riqueza de detalhespossível. Em seguida, abra os olhos e compare os resultados. Vai perceber que,no início, esqueceu ou não notou uma série de pormenores. Conforme evolui nosexercícios, você vai, a cada dia, percebendo mais e mais detalhes. Lembro quedeve usar sempre imagens ou objetos diversos, porque estará treinando a suacapacidade mental ao perceber cenas ou flashes do astral.

Agora, aclarividência. Para esse treinamento, deve já estar o ser com a vidênciaaflorada, pois começará a trabalhar com os quadros recebidos do astral. Aoperceber um determinado quadro advindo do mundo supra-físico, pareimediatamente aquela imagem em sua mente. Se for um quadro seqüencial, deveescolher o que mais impressionou. Pare a fita naquele exato ponto e inicie aexpansão, principalmente da área de seu chacra frontal; cresça os ouvidos comoduas grandes cornetas e deixe-os assim. Então, comece a olhar o quadro, abrindototalmente o seu chacra frontal e, com os ouvidos, "ouça-o"cuidadosamente.

Então, comecea movimentar a sua câmera para cima, para baixo, para trás, para frente,aumente e amplie esse quadro transformando-o em uma tela de cinemascope. Oprocesso é como pegar a tela da TV e ampliar de tal forma que se torne uma telade cinema. Apenas nesse caso, é a mesma cena em ponto grande. Mas naclarividência, ao ampliar o quadro, vocês irão encontrar campos muito maioresdo que somente a figura em estudo. Você irá ampliar completamente as circunstânciasque rodeiam a cena. Dessa forma, irá começar a ampliar a sua sensibilidade.

Escrito por Médiuw  Isaias Pintto


terça-feira, 4 de outubro de 2011

Hoje é Dia de São Francisco de Assis - Dia 4 de Outubro



No dia4 de outubro celebramos São Francisco de Assis, que nasceu na cidade de Assis,na Itália, em 1181 (ou 1182). Filho de um rico comerciante de tecidos,Francisco tirou todos os proveitos de sua condição social vivendo entre osamigos boêmios.

Tentou,como o pai, seguir a carreira de comerciante, mas a tentativa foi em vão.

Sonhouentão, com as honras militares. Aos vinte anos alistou-se no exército deGualtieri de Brienne que combatia pelo papa, mas em Spoleto teve um sonhorevelador: Foi convidado a trabalhar para "o Patrão e não para oservo".

Suasrevelações não parariam por aí. Em Assis, o santo dedicou-se ao serviço dedoentes e pobres. Um dia do outono de 1205, enquanto rezava na igrejinha de SãoDamião, ouviu a imagem de Cristo lhe dizer: "Francisco, restaura minhacasa decadente".

Ochamado, ainda pouco claro para São Francisco, foi tomado no sentido literal eo santo vendeu as mercadorias da loja do pai para restaurar a igrejinha. Comoresultado, o pai de São Francisco, indignado com o ocorrido, deserdou-o.

Com arenúncia definitiva aos bens materiais paternos, São Francisco deu início à suavida religiosa, "unindo-se à Irmã Pobreza".

AOrdem dos Frades Menores teve início com a autorização do papa Inocêncio III eFrancisco e onze companheiros tornaram-se pregadores itinerantes, levandoCristo ao povo com simplicidade e humildade.

Otrabalho foi tão bem realizado que, por toda Itália, os irmãos chamavam o povoà fé e à penitência. A sede da Ordem, localizada na capela de Porciúncula deSanta Maria dos Anjos, próxima a Assis, estava superlotada de candidatos aosacerdócio. Para suprir a necessidade do espaço, foi aberto outro convento emBolonha.

Umfato interessante entre os pregadores itinerantes foi que poucos, dentre eles,tomaram as ordens sacras. São Francisco de Assis, por exemplo, nunca foisacerdote.

Em1212, São Francisco fundou com sua fiel amiga Santa Clara, a Ordem das DamasPobres ou Clarissas. Já em 1217, o movimento franciscano começou a sedesenvolver como uma ordem religiosa. E como já havia ocorrido anteriormente, onúmero de membros era tão grande que foi necessária a criação de províncias quese encaminharam por toda a Itália e para fora dela, chegando inclusive àInglaterra.

Suadevoção a Deus não se resumiria em sacrifícios, mas também em dores e chagas.Enquanto pregava no Monte Alverne, nos Apeninos, em 1224, apareceram-lhe nocorpo as cinco chagas de Cristo, no fenômeno denominado"estigmatização".

Osestigmas não só lhe apareceram no corpo, como foram sua grande fonte defraqueza física e, dois anos após o fenômeno, São Francisco de Assis foichamado ao Reino dos Céus.

Autordo Cântico do Irmão Sol, considerado um poeta e amante da natureza, SãoFrancisco foi canonizado dois anos após sua morte.

Em1939, o papa Pio XII tributou um reconhecimento oficial ao "maisitaliano dos santos e mais santo dos italianos", proclamando-opadroeiro da Itália.

         Fonte: http://www.angelfire.com/


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