Seguidores e Amigos da Umbanda

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 17 de março de 2011

A Religião Chamada UMBANDA


A Religião Chamada UMBANDA

“A maior de todas as ignorâncias é rejeitar uma coisa sobre a qual você nada sabe."
(H. Jackson Brownk)

Nenhum mistério resiste à fragilidade da luz.Conhecer a Umbanda é conhecer a simplicidade do Universo.


A Umbanda crê num Ser Supremo, o Deus único criador de todas as religiões monoteístas. Os Sete Orixás são emanações da Divindade, como todos os seres criados.

O propósito maior dos seres criados é a Evolução, o progresso rumo à Luz Divina. Isso se dá por meio das vidas sucessivas, a Lei da Reencarnação, o caminho do aperfeiçoamento.

Existe uma Lei de Justiça Universal que determina, a cada um, colher o fruto de suas ações, e que é conhecida como Lei de Ação e Reação.

A Umbanda se rege pela Lei da Fraternidade Universal: todos os seres são irmãos por terem a mesma origem, e a cada um devemos fazer o que gostaríamos que a nós fosse feito.

A Umbanda possui uma identidade própria e não se confunde com outras religiões ou cultos, embora a todos respeite fraternalmente, partilhando alguns princípios com muitos deles
A Umbanda está a serviço da Lei Divina, e só visa ao Bem. Qualquer ação que não respeite o livre-arbítrio das criaturas, que implique em malefício ou prejuízo de alguém, ou se utilize de magia negativa, não é Umbanda.


A Umbanda não realiza, em qualquer hipótese, o sacrifício ritualístico de animais, nem utiliza quaisquer elementos destes em ritos, oferendas ou trabalhos.


A Umbanda não preceitua a colocação de despachos ou oferendas em esquinas urbanas, e sua reverência às Forcas da Natureza implica em preservação e respeito a todos os ambientes naturais da Terra.


Todo o serviço da Umbanda é de caridade, jamais cobrando ou aceitando retribuição de qualquer espécie por atendimento, consultas ou trabalhos mediúnicos. Quem cobra por serviço espiritual não é umbandista.

Significado de Umbanda: A Etimologia da Palavra
A mixórdia umbandista começa pela origem da denominação "Umbanda":
1. Para alguns, a palavra mbanda [umbanda] provém dos dialetos Kimbundo e Kikongo, do povo Bantu, habitantes da região que compreende Angola, Congo, Guiné e significa "O Além, onde moram os espíritos" servindo para designar um culto aos mortos cujos sacerdotes eram chamados Kimbandas [Ki-mbanda], aqueles que se comunicam com o Além. A função mais destacada destes sacerdotes era a cura de moléstias do corpo e da alma. Admitindo-se esta origem fica claro que a relação da Umbanda com o espiritismo que não teria sido "descoberto" por Alan Karde é antiga e muito anterior ao espiritismo kardecista e, considerando o caráter de religião espírita que a Umbanda apresenta atualmente, é provável que esta seja a etimologia correta.
2. Outra interpretação, que também localiza a origem da palavra na África, em um tempo situado há 7 mil anos, sem indicação de região geográfica, alega que Umbanda é vocábulo composto dos radicais Um=Deus e Banda=povo, o resulta em "Povo de Deus".
3. Uma terceira investigação desloca a procedência da palavra da África para o Brasil-Pindorama, pré-colonização, derivando o termo da língua Abanheenga, pertencente a uma nação indígena Tupi, herança sagrada e perdida de Agartha, uma cidade oculta nas entranha da terra, para uns; localizada no plano astral, para outros, revelação de Espíritos Superiores, tão evoluídos que transcenderam os ciclos da reencarnação. Composta de três radicais de uma língua morta, não se sabe se o Senzar ou o Devanagari, indianas: AUM=DIVINDADE SUPREMA, BAN=CONJUNTO, SISTEMA; DAN=REGRA, LEI, Umbanda, então, significaria "Conjunto das Leis Divinas". Essa terceira versão, ao que parece, possivelmente foi engendrada pela linha umbandista que pretende fazer desta religião o supra-sumo da espiritualidade do terceiro milênio, defendida pelo Primado de Umbanda, mencionado acima.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda